
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Quem diria que aquele tubo de linha poderia
virar um lindo porta-caneta, ou que ainda embalagens de leite se transformem em lindas bolsas? Melhor que a reciclagem feita com estes produtos só mesmo o revestimento utilizando filtros de café usados que imitam o couro. Pois toda essa criatividade nasce das mãos e mente da artesã piauiense Remédio Melo.
A lista dos materiais utilizados pela artesã passa ainda pela palha de milho, que nas mãos dessa criativa mulher se transforma em bolsas, carteiras, flores e bonecas. Em sua visita a redação, ela trouxe como mostra de seu trabalho uma bolsa feita a partir da palha do milho e que recebeu a aplicação de flores de couro sintético. A artesã garante que não faz uso de nenhum pigmento e que as cores que se sobrepõem são os tons naturais da palha utilizada.
"Vou trançando e quando fica pronta tem esse toque bem natural. Não tem pigmento nenhum", garante Remédio Melo.
Com os filtros de café usados (marca registrada no trabalho da artesã) ela cria centenas de peças, entre elas, um porta-caneta, feito a partir de tubos de linha. "Pequei estes tubos de linha em uma fábrica de confecções e criei este porta-caneta", diz orgulhosa a artesã.
Com sua criatividade e a variedade de peças criadas, a artesã Remédio Melo já expôs os filhos do seu talento em vá-rias capitais do País e também no exterior. No ano passado um grupo de estudantes piauienses levou na bagagem para a Nigéria o trabalho de Remédio Melo.
Vencedores da etapa nacional das Olimpíadas Sage, sigla do projeto internacional Estudantes pelo Desenvolvimento do Empreendedorismo Mundial, eles, representaram o Brasil na Sage Worl Cup e levaram pastas confeccionadas pela artesã.
"As peças que eles levaram renderam alguns telefonemas de pessoas me parabenizando pela iniciativa", disse Remédio que também teve seu trabalho reconhecido em Londres após uma jornalista levar uma de suas peças.
REPASSANDO A CRIAÇÃO - Mais gratificante do que contribuir com a preservação do meio ambiente através da reciclagem de alguns materiais, Remédio Melo diz que repassa suas técnicas para outras pessoas através de cursos e oficinas.
Recentemente ela esteve em Recife no Pernambuco ministrando curso para funcionários da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada no mês de julho. A reciclagem utilizando o filtro de café encantou cerca de 150 pessoas que participaram do curso. Além de Recife, Brasília e São Paulo já receberam exposição com as peças da piauiense.
No Piauí a artesã tem ministrado cursos para a comunidade Frecheiras, no município de Batalha, localizado a 154 km de Te-resina. Por lá cerca de 30 mulheres já aprenderam os traços e trançados de Remédio Melo e agora já exportam as peças produzidas para outros países.
Diário do Povo