
Mais uma vez adiado: VII Festival de Cultura de Oeiras

Por Joca Oeiras
O Prefeito Portela dará entrevista coletiva na segunda-feira, dia 05-12-11. Na ocasião deverá dizer que o VII Festival de Cultura de Oeiras foi, mais uma vez, adiado. E dará uma explicação qualquer para isso. Para mim pouco importa o que ele vai dizer: trata-se, evidentemente de desorganização e de um grande desrespeito ao povo de Oeiras, para não falar de incompetência
Desorganização, desrespeito, incompetência! Diga-se o que se queira dizer, não há como negar que a gestão (ou a falta de?) da Cultura em Oeiras é um verdadeiro descalabro. E não falo apenas pelo – mais uma vez adiado – VII Festival de Cultura de Oeiras. Se dependesse da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, nenhum evento cultural ocorreria nesta histórica cidade "Monumento Nacional". Falo alguma mentira? Então, desafio alguém a listar os eventos patrocinados por aquela Secretaria de Cultura e Turismo nos últimos 02 anos (exatamente depois da gastança irrefreada [R$700mi] durante o VI Festcult, ocorrido em 2009). Ainda bem que as escolas e outras entidades têm procurado assumir, embora limitadamente, é claro, este papel.
O que torna as coisas ainda piores no que se refere ao Festival é um extremante irritante “diz que vai mas não vai”, isto é, a absurda (e ridícula) brincadeira de faz de conta que vai haver Festival, que fulano e sicrana já estão certos, enfim, uma Central de Boataria Oficial, produzida no próprio gabinete da Secretária criando falsas expectativas para depois, na hora do vamos ver, tudo virar bolinha de sabão. Isto é o que desgasta, o que desmoraliza, o que exaspera.
Entendo que o que ocorreu em Oeiras – a saber, a total e completa desmoralização do Festival de Cultura – só poderá ser revertida com a participação de todos que buscam pensar a Cultura que todos nós queremos, embora não saibamos. O componente pior do não saber fazer a coisa certa é a soberba de jamais admitir que não sabe!