
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da família Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
O produtor rural e ator Marcos Palmeira antecipou para a imprensa local, na tarde desta sexta-feira, um pouco da palestra que fará em Teresina neste sábado sobre sua experiência com a produção orgânica, através do Sistema Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS.
A palestra terá a participação também do engenheiro agrônomo senegalês radicado no Brasil e sócio de Marcos, Aly N’Diaye, na Fazenda Vale das Palmeiras em Teresópolis (RJ), onde iniciou a experiência em 1999.
O engenheiro é o criador da tecnologia, que envolve não só a questão técnica, mas o lado social da produção. Com a implantação da unidade do PAIS no bairro Pedra Mole, neste sábado, sobre para 111 o número de projetos implantado no Piauí pelo sistema.
Inicialmente serão produzidos na unidade cebolinha, coentro, abobrinha, pimentão e alface, mas também 10 espécies de frutíferas. De acordo com informações da assessoria de comunicação do SEBRAE há três projetos em andamento que culminarão na implantação de 300 unidades do PAIS.
Aly N’Diaye lembrou que o sistema é um conceito e há uma cartilha ensinando passo a passo como ele deve ser implantado, mas é algo adaptável a realidade de cada lugar, levando em conta as características de produção e facilidade de acesso a recurso como a água, por exemplo.
A informação foi ratificada por Palmeira que lembrou que o PAIS não é uma fórmula pronta. Ele ressaltou que o diferencial do sistema esta no fato dele beneficiar não só o produtor, mas o entorno dele, como os vizinhos e a comunidade onde está inserido como um todo.
“A metodologia transcende a produção. O legal do PAIS é que ele não tem uma certificadora para dar um selo de orgânico, ele é o próprio selo e só existe porque é orgânico. O Pais engloba várias culturas. O cara cria animais, produz vegetação, produz vegetais e frutas, produz o que come e vende o excedente. Isso é uma transformação onde o produtor ganhou, o cara da venda ganhou e a escola da comunidade também. O Pais mexe com a auto-estima do produtor e transcende a produção”, acrescentou Marcos Palmeira.
N’Diaye completou o pensamento do ator dizendo que o PAIS como conceito tira as pesquisas da área da produção agrícola da gaveta e as põe em prática. “Tecnicamente é uma integração da produção vegeta-animal sustentável, onde se aproveita o que a comunidade tem”.
Indagado sobre o porquê de a produção ser em círculos, e não em linha reta ou quadrado, N’Diaye disse que era meramente técnico para o aproveitamento ao máximo de espaço, já que se em formato quadrado as ‘quinas’ não podem ser aproveitadas. “E estamos falando de agricultura familiar, pequeno produtor rural que geralmente não dispõe de muito espaço”, ensinou.
O engenheiro contou que certa vez um produtor falou para ele que o projeto mexia com sua cabeça. “E é isso que a metodologia faz, pois mexe com a cabeça, com o pensamento e estávamos acostumados a mexer só com o braço do produtor. Quando começa a mexer com a cabeça dele é porque estamos avançando bem”.
Acesse Piauí