
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Como nasce um bom espetáculo? A cada vez que se vê um bom espetáculo em Teresina, esta pergunta vem à baila principalmente depois de assistirmos a um trabalho tão bem afinado como "Mediatriz", resultado do encontro dos artistas Elielsom Pacheco, Janaina lobo e Weyla Carvalho em conjunto com os músicos Sérgio Matos e Donato, que conseguiram êxito depois de um trabalho de pesquisa rigoroso supervisionado pelo olhar experiente de Marcelo Evelyn. O espetáculo está em cartaz, amanhã, às 19h, no Theatro 4 de Setembro.
A cortina já começa levantada um pouco mais de 40 cm do chão, desconstruindo a imagem que já estamos acostumados a ver....os pés, a base de tudo, faz o expectador, no sentido de sua expectativa virar de ponta cabeça,no começo do espetáculo em um jogo de corpos que se causa sensação de incômodo à principio, vai demonstrando coerência em sua totalidade durante a sua execução, mesmo que em partes que parecem desmembradas uma da outra, o trabalho de corpo magnificamente orquestrado pelos atores-bailarinos vai ganhando a atenção e a tensão do público pela singeleza e simplicidade que se propõe diante de nossos olhos.
O que parecia simples a principio ganha a dimensão do absurdo a medida que a cortina sobe e o suor desce num maravilhoso trabalho de entranhamento e de estranhamento corporal, onde formas surgem de forma as vezes conexas e por vezes desconexas sem jamais perder o fio coreográfico proposto em mediatriz, salientando a todo momento o conhecimento do teatro do movimento dos atores criadores.
Elielson, Janaína e Weyla agigantam-se na mesma proporção da subida da cortina em figuras corporais que remetem a um movimento físico puramente brasileiro, em corpos sensuais criando um jogo antropofágico onde se fundem e se agregam parecendo penetrar uns nos outros, não demonstrando em nenhum momento agressividade , apesar dos movimentos fortes e puramente intensos que o trabalho se propõe.
Outra coisa que deve ser levada em conta é a trilha composta para e pelo espetáculo, que é presente e notável em suas apresentações, não colocada ali em forma de adereço, mas sim como parte essencial e necessária ao desenvolvimento crescente do espetáculo. Em suma: um espetáculo muito bom de se ver ,e sair do teatro de forma muito feliz .
* Moisés Chaves é ator e diretor de teatro, formado pela Escola de Teatro Gomes Campos
Diário do Povo