
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Montmartre Arte e Galeria, de Gina Castelo Branco, receberá, no dia 24 de outubro próximo, a escritora Sissi Carvalho, para lançamento do romance "O Amor Desfeito em Pó", publicado pela Letra Capital Editora.
O livro coloca em pauta a drogadição sob a perspectiva familiar e descortina esse problema em várias de suas fases, desde sua descoberta até o desfecho da trama.
A autora evidencia o protagonismo feminino de uma mãe - figura polêmica e cativante - e todo o seu amor e impotência diante do fato, desconstruindo o mito do amor materno quando questiona o papel social da mãe e refuta a tese de um amor tão incondicional que, para existir, exige sacrifício, doação e até a perda da sua própria essência.
Embora não seja um romance biográfico, "O Amor Desfeito em Pó" inspira-se em histórias reais que trazem à reflexão a pergunta: "Quem cuida da família?"
Com certeza é uma obra que possibilitará reflexões enriquecedoras, principalmente para profissionais e familiares que lidam com a temática da drogadição.
O livro foi lançado recentemente no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro, em um evento bastante concorrido.
Sissi é médica epidemiologista e, durante o lançamento, foi prestigiada com a presença de profissionais de saúde que trabalham com a temática, mas a autora destaca que a obra atinge seu objetivo principalmente quando é abraçada por pessoas comuns, que se identificam com a trama.
Sissi Carvalho, que vive no Rio de Janeiro desde 1993, viveu a infância e adolescência em Oeiras / PI, tendo publicado as primeiras poesias ainda muito jovem nos jornais locais e é integrante do Instituto Histórico de Oeiras desde a sua criação.
Após participar da coletânea As Melhores Poesias do Século, lançou seu primeiro livro de poemas "Alma Desnuda" na Bienal do Livro em 2003.
Posteriormente manteve a coluna literária "À sombra do Imbuzeiro" no Portal do Sertão da Fundação Nogueira Tapety.
Ao tempo em que destaca que "O Amor Desfeito em Pó" não se prende a um contexto geográfico ou temporal determinado, até porque esse problema perpassa os mais variados contextos sociais, Sissi já sinaliza o lançamento de outro romance, ambientado na velha capital piauiense e que vai dar muito o que falar.