
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Mesmo tendo concluída as suas obras, a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras segue sem previsão de inauguração. Em maio, o secretario de Saúde esteve em Oeiras e anunciou para Agosto o início das atividades da UPA e da UTI do Hospital Deolindo Couto. Passados 3 meses ambos continuam sem funcionar.
O principal objetivo da UPA é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
A UPA funcionará na Avenida Totonho Freitas, próximo ao hospital Regional, e atenderá a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados ao pronto socorro do hospital Regional Deolindo Couto, que além de urgência e emergência locais, atende pacientes vindos das cidades da microrregião de Oeiras. .
Ao ser inaugurada, a UPA 24 horas trabalhará de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a UPA, que funcionará sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura deverá contar com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos.