Oeiras alcança recorde histórico de premiações com resultado da 20ª OBMEP
23/12/2025 - 14:55Números inéditos colocam a rede municipal como destaque nacional em olimpíadas do conhecimento
Em audiência realizada na manhã de ontem (26), no Ministério da Educação em Brasília, parlamentares piauienses solicitaram ao novo Ministro da pasta, José Henrique Paim, a instalação dos campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nas cidades de Esperantina e Oeiras.
Os projetos pedagógicos elaborados pela UFPI para os cursos escolhidos nos dois municípios, foram entregues ao MEC no ano passado. O Ministro José Henrique Paim explicou aos parlamentares que, depois de alguns ajustes técnicos, os projetos foram aprovados, garantindo a implantação dos campi nas duas cidades.
O próximo passo é garantir recursos para a realização de seleção de professores, servidores e instalação da sede.
“Tivemos nossa primeira conquista junto ao Ministério da Educação para realizar o sonho dos jovens de Esperantina e de toda a região dos cocais. Agora podemos dedicar nosso trabalho para a conquista dos recursos,” comemorou o deputado Marllos Sampaio.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, destacou que o novo Campus da UFPI em Esperantina vai beneficiar milhares de estudantes.
“É importante expandir a Universidade Federal, pelo menos treze municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses serão beneficiados com esse campi de Esperantina e, da mesma forma, será em Oeiras,” disse.
Além dos deputados Marllos Sampaio e Themístocles Filho, participaram da audiência os deputados estaduais Antônio Félix e Mauro Tapety, o deputado federal Paes Landim e o senador João Vicente Claudino.