Educação

Ministro afirma a importância de investir na educação sem limitações de gastos

O ministro reforçou a necessidade de aumentar os investimentos na educação e se posicionou contra a redução de recursos

Ministro afirma a importância de investir na educação sem limitações de gastos
Compartilhar
WhatsApp

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou em entrevista à Agência Brasil que é crucial aprimorar a gestão dos recursos públicos na área educacional. Ele ressaltou a importância da governança, do planejamento e do acompanhamento de metas e resultados para garantir uma aplicação eficiente dos investimentos em educação.

Santana, que participou de uma reunião da Unesco em Paris para discutir a implementação das metas educacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, defendeu a ampliação dos investimentos na educação básica no Brasil. Ele citou um estudo da OCDE que apontou o país como o terceiro com menor orçamento destinado à educação básica entre 41 nações participantes.

O ministro reforçou a necessidade de aumentar os investimentos na educação e se posicionou contra a redução de recursos para o setor, argumentando que gastos com educação devem ser vistos como investimento, não como despesa. Ele enfatizou a importância de cumprir as metas do novo Plano Nacional de Educação, que está em processo de encaminhamento ao Congresso Nacional.

Para melhorar a qualidade da educação no Brasil, Camilo Santana destacou a importância de criar 1,1 milhão de novas vagas em creches e aumentar a oferta de ensino técnico profissionalizante no ensino médio. Além disso, ele ressaltou a necessidade de adotar indicadores de qualidade, como o acompanhamento da alfabetização na idade certa, visando reduzir a evasão escolar e combater a distorção idade-série.