Equatorial Piauí alerta sobre os impactos de furtos de cabos
03/12/2024 - 15:37Além de ser crime e prejudicar o fornecimento de energia, o furto das estruturas pode causar acidentes, inclusive fatais.
O Estado do Piauí registrou um total de 50 mortes violentas durante o mês de maio, de acordo com um levantamento estatístico feito pela Secretaria de Segurança Pública e divulgado nesta quinta-feira (01). Isso significa que a cada dois dias, três pessoas foram mortas no Estado. Embora esse número ainda seja considerado preocupante, houve uma redução de 32,43% em relação a maio de 2022, quando o Piauí registrou 74 ocorrências desse tipo.
A redução mais significativa ocorreu na capital Teresina, onde foram registradas 17 mortes violentas. Isso representa uma diminuição de 22,73% em comparação com maio de 2022, quando ocorreram 22 mortes violentas na cidade.
No interior do estado, foram registradas 52 mortes violentas em maio de 2022. Em 2023, esse número caiu para 33, o que representa uma redução de 36,54%.
O secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, atribui esses números ao aperfeiçoamento dos processos diários de investigação de crimes. Ele destaca também o trabalho ostensivo nas ruas, bem como a ampliação das operações policiais tanto na capital quanto no interior do estado. Esses esforços têm sido significativos para a redução dos índices de criminalidade. O secretário ressalta que esta é a primeira vez desde 2018 que o Piauí registra menos de 50 ocorrências de homicídio em um único mês.