
Corpo de adolescente de 16 anos é encontrado em rio na zona Leste de Teresina
19/05/2025 - 12:25Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo foi encontrado por volta das 6h40 e a suspeita é que a vítima tenha se afogado.
O novo Parque Zoobotânico de Teresina, que está sendo preparado para se transformar em Bioparque, ficará pronto dentro de 60 dias e será inaugurado dentro das metas estabelecidas pelo governador Wilson Martins para os primeiros 180 dias de governo. A transferência de animais para os novos espaços deverá começar nas próximas semanas e as novidades serão uma nova onça Sussuarana e uma macaca Cuxiú.
Segundo o coordenador do parque, José Renato Uchoa, várias obras que vão garantir o status de Bioparque já estão prontas, como a trilha de cerca de 1,6 mil metros, com uma ponte de madeira sobre o lago batizado de Lagoa dos Macacos. Esta trilha também já foi iluminada e no início do segundo semestre deste ano permitirá passeios noturnos. A bomba que vai alimentar o lago através de uma adutora de 1,6 mil metros já está pronta e tem capacidade para bombear até 50 mil litros de água por hora.
”A proposta é devolver os animais à mata, de onde vivem afastados na atual concepção do parque. Com os novos espaços, eles estarão bem mais próximos de seu habitat natural, dando mais graça ao local”, explica Uchoa.
No momento, as obras estão concentradas na conclusão da primeira das quatro pétalas da área de safári, destinada ao urso. A área total, de 4,5 hectares, também abrigará tigresas e babuínos. “As outras duas pétalas serão construídas em uma etapa futura, que deverá começar logo após a inauguração”.
As novas atrações do ZOO, a onça e a macaca, foram apreendidas por fiscais do Ibama e doados para exposição no parque. “A onça Sussuarana tem de três a quatro meses de idade e a macaca também é jovem, embora ainda não tenhamos conseguido determinar a idade”, explica a veterinária Gabriele Fortes.
Gabriele Fortes adianta que a macaca Cuxiú é uma espécime brasileira, mas que não existe no Piauí. “Ela é dócil e sociável, o que vai facilitar sua adaptação”, conclui.