
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 OAB/Oeiras, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e apoio da Diocese de Oeiras, realizou ações de conscientização sobre o trânsito.
Durante todo o mês de maio as instituições agiram de maneira a conscientizar a população sobre a importância de mudança de comportamento no trânsito.
Os eventos se realizaram por meio de chamadas diárias durante as missas e os louvores que antecederam a Festa do Divino. No dia 10 foi realizado um debate com profissionais na área e representantes de diversas instituições ligadas a educação e regulamentação do trânsito, sob a coordenação do bispo diocesano Dom Edilson Nobre.
O Poder Executivo Municipal foi oficiado a prestar esclarecimentos acerca da situação em que se encontra o processo de implementação da Lei de Municipalização do Trânsito, bem como pela regularização dos semáforos de Oeiras e a OAB Subseção de Oeiras e a Comissão Seccional de Trânsito reuniram-se com o Prefeito Municipal para tratar da temática.
Para encerrar as atividades do Movimento Maio Amarelo, as instituições promoveram palestras educativas nas escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino, as quais ocorreram na última segunda-feira (28) no CETI Desembargador Pedro Sá e Farmacêutico João Carvalho, e nesta data no CETI Rocha Neto.
"A construção da paz no trânsito passa necessariamente pela educação. No último final de semana foram registrados 19 atendimentos na UPA local causados por eventos de trânsito. Dizemos ‘eventos’ e não acidentes, pois são ações plenamente evitáveis. Em Oeiras são registrados Ãndices alarmantes de violência no trânsito, com uma média de 4,5 atendimentos diários na UPA por tal razão, com o registro de 1 óbito (imediato) por mês. Para mudarmos essa realidade assustadora, dilacerante, e que mutila centenas de oeirenses o que mais precisamos é de conscientização, de mudança de comportamento, de valorização da nossa vida e de nossos semelhantes. Usar o equipamento de segurança (cinto e/ou capacete) é o primeiro gesto concreto, um hábito a ser agregado a nossa vida, assim como escovar os dentes, alimentar-se, caminhar... Que nossa prioridade seja a vida!" disse a presidente da OAB, Dra. Sânia Mary Mesquita.