Oficina reúne profissionais da saúde, assistência social e segurança pública para implantação do SAMVVIS no município
Nos dias 21 e 22 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras recebeu uma oficina de qualificação para a implantação do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS). A ação integra o processo de expansão do serviço no estado, com o objetivo de oferecer acolhimento humanizado e atendimento integral a pessoas que sofreram violência sexual.
A capacitação foi ministrada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e do Ministério da Saúde. Participaram do treinamento profissionais da Atenção Primária, Hospital Regional Deolindo Couto, UPA, assistência social, conselho tutelar e segurança pública de Oeiras e de outros municípios do Território Vale do Canindé.
De acordo com a diretora do Hospital Regional e da UPA 24h, Tays Emanuelly, o serviço busca garantir atendimento com empatia e sigilo. “Queremos garantir acolhimento, assistência médica e os encaminhamentos necessários. Nossa equipe está preparada para promover um espaço seguro às vítimas”, destacou.
O SAMVVIS já está presente nos municípios de Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente, Parnaíba e Campo Maior. Em Teresina, o serviço é oferecido na Maternidade Dona Evangelina Rosa, com atendimento exclusivo para mulheres.






