Aulão Final de Redação para o Enem será realizado dia 1º de novembro em Oeiras
28/10/2025 - 09:38A atividade faz parte das ações da Escola do Legislativo de Oeiras, que busca apoiar os jovens da cidade no ingresso ao ensino superior.
Oeiras está entre os 12 municípios piauienses que irão ofertar cursos gratuitos do programa Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal voltada à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação, promovida no estado pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), oferece um total de 450 vagas em cursos presenciais com inscrições abertas até o dia 7 de maio.
Os cursos disponíveis em Oeiras e nas demais cidades são:
Voltado para mulheres com baixa renda, escolaridade reduzida ou pertencentes a grupos sociais específicos — como indígenas, quilombolas e ribeirinhas — o programa busca ampliar oportunidades e abrir caminhos para o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho. Podem se inscrever candidatas com idade a partir de 16 anos, mediante apresentação da documentação exigida.
Cada participante receberá uma bolsa no valor de R$ 480, paga em duas parcelas — uma no início e outra ao final do curso, após a conclusão da carga horária.
Além da formação técnica, o Mulheres Mil também promove desenvolvimento pessoal e fortalecimento da autoestima das participantes. “Só a educação é capaz de romper ciclos de pobreza e abrir novos horizontes. Por meio do projeto, essas mulheres não apenas aprendem um ofício, mas se conectam a uma rede de apoio que valoriza suas histórias e fortalece seu protagonismo”, destaca o secretário estadual da Educação, Washington Bandeira.
Em edições anteriores, mais de 900 mulheres foram beneficiadas pelo programa no estado, muitas das quais passaram a empreender ou conquistaram o primeiro emprego formal após a formação.
Como se inscrever
As interessadas devem procurar os locais indicados no edital e apresentar:
O resultado das
matrículas será divulgado no dia 15 de maio, e as aulas terão início em 3
de junho.
Mais informações estão disponíveis no edital do programa.