Saúde no Mural
Oeiras promove Semana do Bebê e fortalece atenção à primeira infância
A ação tem a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e Educação (SEMED) com atividades que visam o desenvolvimento infantil
Por: Da Redação em 13/08/2019 - 22:23
 O municÃpio de Oeiras deu inÃcio nesta segunda-feira, 12, a mais uma edição da Semana do Bebê. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância - faixa etária de zero a seis anos de idade – para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.
A ação tem a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social (SEMAS) e Educação (SEMED) com atividades que visam o desenvolvimento infantil. O objetivo é fortalecer as ações realizadas no municÃpio, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.
A abertura da Semana do Bebê aconteceu no Cine Teatro, com a palestra 'PolÃtica Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança', proferida pelo enfermeiro Wemerson Fontes. Em seguida, na Praça das Vitórias, foi realizada uma exposição fotográfica sobre a atuação dos serviços de saúde do municÃpio. O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde, educação e assistência social. "É evento que já faz parte do nosso calendário de ações anuais da Prefeitura de Oeiras. Temos a Semana do Bebê instituÃda em lei. É um ponto muito forte dentre os critérios do Selo Unicef, onde fortalecemos as polÃticas da primeira infância, voltadas para a saúde da criança", pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, ressalta o trabalho do municÃpio de Oeiras na promoção de polÃticas públicas que ampliam a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua famÃlia e seu contexto de vida. "Esse público é prioritário de todas as polÃticas públicas. Na Secretaria de Assistência Social, temos o programa Criança Feliz, que atende crianças de zero a seis anos e realiza acompanhamento multiprofissional de cerca de 300 famÃlias em todo o municÃpio", comenta.

"Nós queremos ser reconhecidos como o municÃpio que assiste com qualidade as crianças e está atento ao desenvolvimento delas, sobretudo, na saúde, educação e assistência social. Esse é um momento para voltarmos nossa atenção para a primeira infância, cuidando para desenvolver as habilidades e competências das crianças na idade certa", destaca Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Entre as atividades da Semana do Bebê está a entrega do tÃtulo de bebê prefeito - a primeira criança, natural de Oeiras, que nascer entre os dias 12 e 16 de agosto, de parto normal e que mãe tiver realizado, no mÃnimo, sete consultas de pré-natal. Além disso, a programação do evento, que acontece até sexta-feira, 16, inclui rodas de conversa com gestantes e puérperas, oficinas sobre práticas de degustação e prevenção de acidentes na primeira infância e avaliação odontológica. As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural e incentivam o aleitamento materno, a atualização do cadastro vacinal e realizando orientações sobre os direitos de gestantes e crianças.

"São ações que já existem dentro da rotina de trabalho das equipes, no entanto, nesta semana voltamos o olhar para o fortalecimento das atividades de saúde da criança. A partir do momento que nós intensificamos as ações do pré-natal, com o 'Pré-natal do parceiro', e agora mais recentemente, com o projeto Cegonha Oeirense, estamos fortalecendo o cuidado com a saúde da criança. Começamos a cuidar das crianças desde o momento da gestação. Então, essas ações vêm sendo fortemente desenvolvidas no municÃpio de Oeiras, com base também nas orientações da Rede Cegonha. Nesse processo, todos profissionais envolvidos são muito importantes", acrescenta Auridene Freitas.
.jpg)























ASCOM/PMO