
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O Solar das Doze Janelas, casa que foi residência por muitos anos do casal Dr. Antônio Gentil e Dona Nini Mendes, hoje funciona um Centro Cultural, recebe nesta sexta-feira, 11 de abril uma das mais celebres exposição cusquenha do Nordestino e Piauiense o artista plástico Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade.
Nascido em Simplício Mendes-PI no dia 12 de janeiro de 1952, filho do poeta escritor e politico José Severiano da Costa Andrade, com livros publicados e obras premiadas em Salvador Bahia, sua mãe Anaíde Mendes de Carvalho Costa Andrande.
Ele, o artista plástico saiu de sua terra natal aos 08 anos de idade, embora a memória da terra tenha sido lembrado em poesias e conversas com seus pais, principalmente com seu pai, que o instruiu desde cedo, ensinando a ler bons livros.
Seus pais eram devotos do Coração de Jesus, e por sinal foi erigido em sua cidade Simplício Mendes uma imagem do Coração de Jesus em um dos morros da cidade. Sua família sempre lamentou por terem saído de sua terra natal devido problemas sérios de saúde do seu pai, isto em 1960 quando foram morar em Brasília. Uma família composta de dez filhos passaram por alguns problemas, mas venceram.
Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade formou-se em Comunicação Social com especialidade em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília-DF.
Oeiras, por ser cidade de moradores que zelam o patrimônio artístico cultural, recebe essa exposição de valiosas peças voltadas a realidade religiosa oeirense, numa visão cusquenha. Os quadros variam de preços de 1.700,00 a 3.500,00 Reais para quem tem bom gosto e amor pela arte. Serão vendidos a vista com descontos, no cheque e em qualquer tipo de cartão. Este é um trabalho exercitado há mais de 30 anos e de boa aceitação. São expostos com pinturas preciosas 11 peças, um trabalho raro onde ele faz as molduras e as pinturas folheadas a ouro, com folhas finíssima de ouro, o mesmo processo que eram usados no período barroco, a exemplo da Igreja Matriz em Oeiras.
O governador de Palmas ao saber da história de Oeiras e dos livros escritos por grande escritor da terra deu maior apoio a essa exposição que tem como tema Icografia Cristã: Santos e Anjos uma releitura da imagem Nossa Senhora da Vitória Padroeira de Oeiras e do Piauí.
Por Jônatas Valentim
Vem acompanhando esse renomado artista, Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade, o Assessor especial de arte do governo de Tocantins, Joel de Assis.