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Oeiras supera mais uma vez meta do IDEB municipal
A escola da Várzea foi a que apresentou maior crescimento
Por: Da Redação em 09/09/2016 - 16:13
O Ministério da Educação (MEC) divulgou a mais nova avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2015 para estados e municípios brasileiros.
Na avaliação do ministério, o município de Oeiras mais uma vez superou a meta estimada em todas as séries do ensino municipal. A meta estimada pelo MEC para o ensino da 4ª série ao 5º ano por exemplo era de 4,4. Nessa avaliação o ensino municipal de Oeiras atingiu a marca de 5,4.
No ranking individual a escola que obteve a melhor nota foi a Escola Lourenço Castelo Branco, a Maçonaria, que tinha como meta 6,1 e teve nota 7,7. Em seguida veio a Escola Municipal Girassol, que tinha como meta 5,4 e atingiu 6,1. Mostrando que nem sempre as escolas do centro da cidade são as melhores, a escola municipal da Várzea ficou em terceiro lugar, com 5,4, quando sua meta era 3,5, mostrando o maior crescimento entre as escolas da rede municipal. De acordo com o resultado, apenas a Escola Municipal Francisco Quirino não atingiu a meta estipulada para 2015, quando tinha como alvo 5,6 e atingiu apenas, 4,0.
"A Educação Municipal de Oeiras conquistou o IDEB projetado para o ano de 2021 em 2015. Esse resultado é fruto do trabalho de uma equipe comprometida com os SABERES significativos. Agradecemos aos auxiliares, professores, coordenadores, diretores, supervisores, família e aos nossos queridos alunos, razão do nosso trabalho, que nos projetam para além do presente", disse Tiana Tapety, secretária municipal de educação.

O Ideb é uma forma do MEC avaliar como anda o desenvolvimento da educação básica em todo o Brasil onde são estipuladas metas que vão de 0 a 6 dependendo do município em questão.
A base para se chegar ao índice é baseada em dois conceitos principais para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Os dados sobre aprovação escolar, coletados junto ao Censo Escolar também são levados em conta, sobretudo no momento de traçar as metas.
Os resultados são medidos desde 2005, onde a partir daí foram estipuladas metas bienais de qualidade, que deverão ser atingidas, tanto pelo país, como pelo estado e municípios. A meta é que se atinja 6 pontos até 2022, média que corresponde a país desenvolvidos.