
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Mudança de rumos e uma nova realidade. O ano de 2012 foi marcado por essas situações na vida da jovem Lailla Martins, 24 anos. Natural da cidade de Oeiras, a 313 km de Teresina, ela decidiu abandonar o curso de licenciatura em química na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para se dedicar exclusivamente à profissão de maquiadora.
Mas engana-se quem pensa que a decisão de mudar foi assim tão fácil. A família da jovem não viu a ideia com bons olhos e inicialmente reprovou a atitude de Lailla de abrir mão do curso superior em detrimento de uma área tão diferente. Na época, as mais inconformadas eram a mãe e a avó da jovem, com quem ela mora em Teresina.
"Eu cursei apenas o primeiro período de Química. Minha mãe ficou muito decepcionada, porém ela disse que não deixaria de me apoiar e continuou me apoiando, mas só que foi aquela coisa assim muito triste. Minha avó para aceitar foi meio complicado, porque o sonho dela era me ver formada", disse Lailla.
Mesmo com a resistência da família, ela mergulhou fundo no ofício de maquiadora e desde o início de 2014 se profissionalizou na atividade, que aprendeu anos antes após começar a maquiar as amigas e uma prima que morou na casa dela. “Eu maquiava como se fosse uma brincadeira, mas sempre gostei de mexer com maquiagem”, contou.
Após deixar a universidade, Lailla fez cursos e se profissionalizou na atividade de maquiadora. Atualmente, ela possui diversas clientes e realiza os serviços em domicílio, sendo a maioria durante os fins de semana. A demanda pelos seus trabalhos é tão satisfatória que ela já chegou a maquiar 15 clientes em um único dia na capital.