
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Acusado de estuprar duas filhas e ter seis filhos-netos com as mesmas, o lavrador Antônio Custódio de Sousa, 56 anos, chegou a Teresina por volta de 17h desta quarta-feira (22). Antes de fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, ele declarou não saber que os atos cometidos contra seus próprios parentes são considerados criminosos e imorais.
"Eu achava que não estava fazendo nada de errado", disse Custódio, nas poucas vezes que respondeu perguntas feitas por jornalistas durante sua entrada no IML. Ele admitiu que fez sexo com duas filhas em São João da Serra, 129 quilômetros a Leste de Teresina. Com uma delas, teve uma filha, que a polÃcia suspeita também já ter sido vÃtima de abusos. Com a outra, foram cinco filhos, sendo três meninos - todos deficientes auditivos.
O agricultor chegou acompanhado do delegado de Castelo do PiauÃ, subtenente Francisco Borges, do soldado José Ribamar Chaves, e do agente da PolÃcia Civil Marcone Soares Lima. Eles deram cumprimento ao mandado de prisão expedido em outubro pela juÃza Sandra de Neiva Borba. Durante o perÃodo em que esteve foragido, Antônio Custódio disse ter se alimentado de frutas da região, como manga. Ele foi achado em uma casa abandonada no povoado Graúnas.
Crimes sexuais
Segundo as investigações da polÃcia, os abusos aconteceriam há pelo menos 15 anos. Custódio é acusado de estuprar a primeira filha quando ela tinha 15 anos. A vÃtima fugiu para São Paulo, onde teve uma menina. Depois, ele teria passado a violentar a segunda, na época com 16 anos e hoje com 30. Com ela, o agricultor teria tido cinco filhos, sendo duas meninas. Os três meninos são surdos. A primeira neta teria sido mandada de volta para o PiauÃ, e violentada pelo pai-avô.
As agressões foram confirmadas por uma das filhas. Pessoas da comunidade também declararam que o agricultor não deixava as garotas saÃrem de casa. Custódio teria voltado para casa e ameaçado a mãe dos cinco filhos com um facão. Na noite de ontem, também teria tentado matar um filho-neto de 11 anos.