
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Toda arte é uma manifestação de vida. A literatura é a mais latente expressão dos sentimentos, percepções, vivências e experiências do ser humano.
Partindo do princípio de que o ensino da literatura prioriza o desenvolvimento das capacidades leitoras do aluno, ao mesmo tempo em que amplia seus horizontes quanto à arte e às culturas universais, é que durante os meses de abril e maio, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire estudaram e analisaram vida e obra de Carlos Drummond de Andrade no Projeto da Pedagogia da Literatura, com o tema “Drummond, o poeta de sete faces”, através das obras Sentimento do mundo, A Rosa do Povo e Claro Enigma.
O projeto consta de várias atividades, como a leitura e análise das obras do escritor, a produção da folhinha literária; bate-papo literário; programas de rádio apresentados na Rádio FM Educativa Cristo Rei, produzidos e apresentados pelos alunos, com a colaboração dos professores e gestores da escola.
Na noite do dia 08 de junho, ocorreu a culminância do projeto com a transposição da arte da Literatura para a arte do teatro, da música, da dança, bem como com a distribuição da folhinha literária.
Cada equipe era composta por alunos e professores. A primeira a se apresentar foi a Gauches, coordenada pelos professores Josiana Costa, Karoline Tôrres, Marcos Antônio, Karline Feitosa, Fabiana Costa e Fátima Martins, que abordou a obra Sentimento do mundo. Em seguida, tivemos a equipe Pulveris Rósea, coordenada pelos professores Edna Lacerda, Vitória Fernanda, Janaína Bruno, Gideône Mendes, Cidiléia Mendes e Homero Martinho, que apresentou a obra A Rosa do Povo. Por último, a equipe Eunigma, coordenada pelos professores Margarete Soares, Liana Leal, Cleriston Robson, Herberth Vinícius, Elissandra Christina e Neurivan Sousa, abordou a obra Claro Enigma.
Os trabalhos foram coordenados pela direção pedagógica e coordenação de Língua Portuguesa, nas pessoas de Sandra Caminha e Teresa Cristina Araújo.
A leitura é de suma importância, uma vez que amplia e integra os conhecimentos, desordenando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e facilitando a comunicação. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”.