
Casa é arrombada e tem diversos bens levados no bairro Canela, em Oeiras
03/05/2025 - 20:49Criminosos entraram pela janela da cozinha e furtaram eletrônicos, roupas, alimentos e objetos pessoais durante a madrugada
O Piauà deve ser o Estado pioneiro na implantação da nova carteira de identidade. A mudança estava prevista para janeiro, mas até então o Instituto de Identificação do Estado ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a data de implantação da nova carteira. A expectativa é que o novo documento reduza as falsificações. Hoje em dia para tirar a carteira basta apresentar a certidão de nascimento e quando se trata da segunda via a facilidade é ainda maior.
"Não sabemos ainda a data de implantação da nova identidade, estamos aguardando a determinação nacional. A nova carteira - que será magnética - está sendo programada para que não haja duplicidade", destacou a coordenadora administrativa do Instituto de Identificação, Leila Cristina Vieira.
Diariamente, o Instituto expede 180 documentos de identidade, sendo que uma média de 80 são segundas vias da carteira. As justificativas para renovação da identidade vão desde a perda e roubo até a mudança do nome. Este último inclui pessoas que se casaram ou se divorciaram recentemente e desejam alterar o nome. "A demanda de pessoas que querem mudar o nome no documento é muito grande. Além disso, há casos de pessoas com documentos velhos, que tiveram a foto ou a assinatura deterioradas pelo mau-uso", disse.
Para solicitar o documento, é preciso pagar uma taxa de R$ 11,64. Algumas situações, segundo a coordenadora, também exigem a renovação da carteira de identidade. "Os bancos exigem que o documento seja renovado a cada 10 anos. Quem vai para o exterior também deve renovar a carteira", disse. Após a expedição, a entrega é rápida e o documento é liberado no dia seguinte. O Instituto de Identificação funciona em frente à praça Saraiva, no centro de Teresina, e o horário de funcionamento vai de 7h30 às 13 horas.
Em caso de perda ou roubo do documento, a pessoa deve apresentar um Boletim de Ocorrência. O 1° Distrito Policial é o que possui a maior demanda de pedidos de B.O por perda ou roubo de documento. No 1° Distrito, que fica próximo ao Instituto diariamente uma média de 40 a 50 B.Os são expedidos, só para perda de documentos. "Não temos o número especÃfico para cada documento, mas é certo que 50% dos B.Os são de perda e roubo de documentos", disse o delegado titular, Carlos André.
O modelo do cartão de identidade reunirá todas as informações pessoais, incluindo número do CPF, do tÃtulo de eleitor, que serão armazenadas num chip. Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a nova identidade e os dados essenciais serão enviados para uma central que vai formar o Cadastro Nacional Único. Sempre que alguém for tirar a identidade, os institutos de identificação de cada estado poderão fazer uma consulta on line à Central, para que cada brasileiro tenha um único número de identidade.
Fonte: Com informações Diário do Povo