Geral
Piauà está sem risco de epidemia de dengue
Por: Da Redação em 10/01/2014 - 10:06
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) avalia de modo positivo os resultados obtidos em 2013 no combate à dengue. No ano anterior foram notificados 1.154 casos de dengue, sendo dois casos registrados na forma mais grave da doença (a hemorrágica). Em 2013, foram 346, com sete casos de dengue hemorrágica.
Além da diminuição dos casos em 70% em relação ao ano de 2012, apenas uma pessoa morreu de dengue no ano passado, contra 5 mortes no ano retrasado.
Sobre o ano de 2014, Inácio Lima, Coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, diz ser muito cedo para dar estatísticas. Porém, adiantou que o Ministério da Saúde repassou quase R$ 5,9 milhões para a prevenção da dengue no Piauí.
“Até o presente momento o estado inteiro está em situação tranquila e sem risco de epidemia, mas mesmo assim estamos atentos e montando estratégias para que os resultados sejam cada vez mais positivos”, afirmou Inácio Lima.
A primeira ação realizada pela Sesapi foi o lançamento do Calendário Epidemiológico nas cidades do interior do Piauí.
“Antes das primeiras reuniões, os municípios já receberam este calendário, pois nos preocupamos em manter as atividades de prevenção e alertar as secretarias municipais para a importância de continuar as atividades de combate à Dengue. Além das ações, em fevereiro, repassaremos as principais formas de melhor aplicação dos recursos que o Ministério da Saúde enviou recentemente, para ajudar a combater essa doença”, destacou Francisco Moraes, supervisor do Programa Estadual de Combate à Dengue.
No momento, 70 municípios do estado estão sendo monitorados intensivamente pelo órgão.