
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O poeta Elmar Carvalho foi empossado na APL (Academia Piauiense de Letras). Ele assume a cadeira que era do também poeta H. Dobal.
A solenidade de posse ocorreu na sexta-feira (22), presidida pelo desembargador aposentado Manfredi Mendes Cerqueira. Reuniu considerável número de acadêmicos e intelectuais.
Na oportunidade, Carvalho falou ao 180graus. Ele disse que a Academia tem uma presença marcante na promoção da cultura piauiense.
"A Academia faz isso através do lançamento de vários livros de acadêmicos e não-acadêmicos, além de palestras, que aproximam a entidade da sociedade", declarou.
"Acredito que outros projetos podem ser feitos no sentido de que haja palestras e lançamentos literários nos bairros. Também vejo com bons olhos que possamos trazer pessoas da comunidade para o âmbito da Academia, a fim de que profiram palestras e relatem suas experiências."
Carvalho falou que chegar à Academia não torna ninguém poeta ou escritor maior do que já se é. "Assim, você continuará com a sua mesma qualidade, agora o que acontece é que a Academia de Letras foi feita mesmo para os homens de cultura e para os literatos. Apresenta a oportunidade de convivência saudável entre pessoas que comungam dos mesmos ideais."
As cadeiras da APL são vitalícias. "Há portanto uma tendência natural para que seja composta por pessoas de maior idade."
Para ele, o surgimento de novas tecnologias não prejudica o desempenho do livro na sociedade. "Eu acho que o livro não vai acabar. Por uma razão muito simples. O leitor de internet, por exemplo, é leitor de textos superficiais, enquanto que o leitor do livro busca uma leitura de maior profundidade."
"O livro oferece um conforto que a internet não oferece, pois com o livro você pode ler deitado, sentado, bota o marcador de texto ali, volta, pega, há livros de bolso, que favorecem levá-lo para todos os lugares."
O poeta disse que, por ser perfeccionista, o ato de escrever o coloca numa busca por fazer o melhor. Isso lhe provoca um certo incômodo, razão pela qual cada vez escreve menos.
"Mas há muitas coisas que venho escrevendo e que pretendo publicar em livro com brevidade."
QUEM É
Sobre Elmar Carvalho, o também escritor Alcenor Candeira Filho afirma que se trata "de um dos melhores poetas da geração de 70."
Nasceu em Campo Maior(PI) em 9 de abril 1956. Filho de Miguel Arcângelo de Deus Carvalho e Rosália Maria de Melo Carvalho. Casado com Fátima, é pai de João Miguel e Elmara Cristina.
É formado em direito pela Ufpi (Universidade Federal do Piauí). Juiz de direito.
Autor de livros como "Poemágico", "Rosa dos Ventos" e "Lira dos Cinqüentanos". "É uma alma boníssima", afirma, a seu respeito, o advogado e escritor Celso Barros Coelho, membro e ex-presidente da APL.
UM POUCO DA POESIA DE ELMAR
"As dunas da alva areia
parecem um encantamento
onde encantada sereia
viesse seu (en)canto soltar.
Na beira da lagoa
uma trigueira Iara
no espelho de água clara
fica a se pentear,
desfiando a longa mágoa
da rainha e de mãe d'água..."
* Lagoa do Portinho
Fonte: 180 Graus