Concursos públicos no Piauí chegam a 5 mil vagas e salários de até R$ 20 mil
03/11/2025 - 09:36Oportunidades em diversas áreas devem movimentar concurseiros em todo o estado
O prefeito Luiz Neto de Alves Sousa, da cidade de Amarante, protocolou nesta quinta-feira (19) um requerimento propondo a rescisão amigável do convênio que municipalizou o Hospital Estadual Francisco Aires Cavalcante. De acordo o documento, o gestor ameaça decretar em 30 dias a rescisão unilateral, caso não haja um entendimento entre a prefeitura e o estado.
A decisão foi tomada após a realização de uma audiência pública que aconteceu na última sexta-feira (13), na Câmara Municipal e contou com a participação de líderes comunitários, sindicalistas e políticos da região. O médico Agenor Lira, representou a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi),
Durante a audiência, os participantes apresentaram queixas e informaram que desde o começo da gestão municipal, o hospital tem apresentado déficit de orçamento, o que compromete o atendimento à população. O representante da Sesapi disse que, o estado realiza um repasse mensal de quase 100 mil reais para pagamento de funcionários.
Os participantes da audiência aprovaram a entrega do hospital ao estado. Todos os votos foram registrados em ata e no prazo de um mês será entregue a Secretaria Estadual de Saúde.
No ano de 2007, a Secretaria Estadual da Saúde propôs a municipalização da de hospitais de pequeno porte. A ideia era transferir para as prefeituras a responsabilidade sobre a administração dos hospitais.