Oeiras
Prefeitura de Oeiras fortalece atenção à Primeira Infância na 8ª Semana do Bebê
Este ano, a Semana do Bebê tem como tema o "Desenvolvimento Infantil: do pré-natal à primeira infância", destacando a importância dessa fase na vida da criança.
Por: Da Redação em 24/08/2023 - 16:31
 O municÃpio de Oeiras deu inÃcio nesta quarta-feira, 23, a mais uma edição da Semana do Bebê. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância - faixa etária de zero a seis anos de idade - para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.
A abertura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de médicos, enfermeiros e gerentes da Atenção Primária à Saúde; membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA); do CER II, agentes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, representantes do Hospital Regional Deolindo Couto, e coordenadores da Semusa.
"É um momento onde nós reforçamos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e do municÃpio de Oeiras com a intensificação das ações, desde o pré-natal até a primeira infância, com um olhar muito direcionado à saúde da criança", ressalta Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.
Este ano, a Semana do Bebê tem como tema o "Desenvolvimento Infantil: do pré-natal à primeira infância", destacando a importância dessa fase na vida da criança. É nesta faixa etária que acontece o desenvolvimento da capacidade cognitiva delas. Para aprofundar o debate sobre o tema, a médica pediatra Jessica Torres ministrou a palestra "Os primeiros 2200 dias".
A 8ª Semana do Bebê segue até o dia 29 de agosto, com diversas atividades, entre elas, a escolha do Bebé-Prefeito, tÃtulo concedido à primeira criança que nascer de parto normal na maternidade do Hospital Regional Deolindo Couto, residente em Oeiras-PI, e cuja mãe tenha feito, no mÃnimo sete consultas pré-natal e tenha esquema vacinal completo.