
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Onze pessoas foram presas ontem,01, durante uma operação deflagrada nas primeiras horas para desbaratar uma quadrilha especializada nos crimes de roubo, adulteração e falsificação de documentos de veÃculos. A Secretaria de Segurança informou que os acusados foram presos em Teresina (sete), duas em ParnaÃba e duas em Timon, no Maranhão. Também foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.
Em entrevista coletiva, a PolÃcia informou que 12 veÃculos foram apreendidos e recuperados mais de 200 documentos, supostamente roubados ano passado do posto do Departamento Estadual de Trânsito no Dirceu Arcoverde, zona Sudeste da capital. Além disso, uma máquina usada para clonar placas foi encontrada em Timon.
A operação contou com a participação de 150 policiais do PiauÃ, além dos estados do Maranhão, Pará e Minas Gerais. A operação conta com o apoio de homens das polÃcias Militar e Rodoviária Federal e as investigações estão sendo comandadas pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e pela Delegacia de PolÃcia Interestadual (Polinter). O delegado-geral de PolÃcia do PiauÃ, Riedel Batista, afirmoau que a atuação da quadrilha já vinha sendo investigada há cerca de um ano.
"As investigações começaram há mais ou menos um ano. É uma quadrilha bem articulada, uma grande organização criminosa que nós estamos procurando desarticular para combater o roubo de veÃculos no PiauÃ. É uma das maiores quadrilhas do Brasil", disse o delegado em declarações ao g1/PI.
Os vários veÃculos com restrição de roubo e furto foram levados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, na zona Sul de Teresina. Além da capital, os alvos principais da operação no Piauà estão nas cidades de ParnaÃba, Picos e Pedro II.
Em ParnaÃba, no litoral do PiauÃ, dois irmãos foram presos durante a operação "Adulteração". Um deles, identificado como Márcio Machado Ribeiro, proprietário de uma sucata na avenida Deputado Pinheiro Machado, foi preso por cumprimento de mandado.
De acordo com informações, os policiais chegaram à sucata nas primeiras horas da manhã de ontem. Outra equipe realizou simultaneamente uma abordagem em um posto de combustÃveis na localidade Volta da Jurema, zona rural de Caraúbas, norte do PiauÃ, e prendeu Augusto César Machado Ribeiro com um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma espingarda calibre 22. Esta segunda pessoa presa é irmão do dono da sucata.
"No âmbito da Regional de ParnaÃba foram cumpridos três mandados de busca e um de prisão. Em uma das buscas conseguimos prender o proprietário de uma sucata. Já no segundo alvo, na Volta da Jurema, no municÃpio de Caraúbas, prendemos um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo", disse o delegado Rodrigo Moreira.
Os dois irmãos foram conduzidos para a Central de Flagrantes de ParnaÃba, onde ficarão à disposição das investigações. "Essas prisões fazem parte de uma operação de repercussão interestadual, que visa desarticular uma quadrilha especializada na adulteração de sinal de veÃculo automotor", concluiu o delegado.