
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Seu nascimento data de 29 de agosto de 1944 concebido por José Rosa da Silva e Tarcilia Reis da Silva na cidade de Valença no sul do Piauí. Em meado de 1965, Josefina Rosa Nunes, oitava filha ao nascer dentre os dezesseis irmãos, deixa sua terra natal e parte rumo a Oeiras determinada em prosseguir os estudos. Acolhida na terra de mafrense deu-se na casa de seu irmão, bancário do Banco do Nordeste Luiz Rosa como é popularmente conhecido. Aos poucos, ela já tendia para as causas sociais. Os grupos fortes de amizade firmados na escola foram cruciais para que seu lado assistencial fluísse com tanta robusteza.
Dessas novas relações, conhece Benedito Nunes, o popular Bené, como quem tem um vínculo afetivo muito rijo. Em 25 de fevereiro de 1973, o Padre e professor Leopoldo Portela une os dois, confirmando o sacramento do matrimônio. Dessa união, nascem seus dois filhos amáveis: Carlos Luiz da Silva Nunes e Tarcilia Nunes Bezerra. Seu maior mimo é o neto Luiz Felipe, filho de sua querida nora Josefa Nunes e de seu primogênito. Possui um grande carinho pelo genro Luciano Bezerra.
Seu ministério principiou no magistério, campo de atuação ao qual ela dedicou 16 anos de sua vida que foram empreendidos no ensino primário. No período de quatro anos, dirigiu a escola estadual Armando Bularmaque. Ademais, chefiou, durante quatro anos, o IAPEP.
Ao longo de 20 anos, Josefina presidiu o Apostolado de Oração, entidade religiosa da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, com muito afinco. A dedicação às articulações das ações sociais, ainda hoje, é uma praxe em sua vida. Atualmente, mesmo em outro cargo dessa instituição, ainda permanece incansável com sua missão dirigida aos menos infortunados. Nunca fez distinção da natureza dos projetos sociais. Abraça todos indistintamente. Foi partícipe de alguns realizados no abrigo dos idosos, bem como de outros na Vila dos Tuberculosos com o respaldo das freiras da misericórdia. O sacerdote João de Deus Leal ficava a cargo da coordenação de cada um desses trabalhos que, para ela, traduzem-se em único sentimento indelével que traz consigo no decurso dos seus70 anos de existência: a sensibilidade.
Radiante e cercada de familiares, mas também de vários amigos, a anfitriã teve seu canto de parabéns aclamado por todos. A Celebração dos 70 anos da sensitiva Josefina Rosa Nunes aconteceu sob o requinte da residência da família Nunes no centro histórico de Oeiras, cuja decoração foi assinada por Carmem Celia Reis e o saboroso buffet coube a Tarcilia e Josefa Nunes, e bolo Vilani .