
PRF apreende cerca de 60 metros cúbicos de madeira ilegal na BR-316 em Picos
15/05/2025 - 06:14Carga suspeita pode ter origem em desmatamento na região amazônica
Um grupo formado por três professores de São Paulo visitaram o município de Picos na última sexta-feira (04). A proposta da visita foi pôr em prática um projeto que alia literatura e geografia através do estudo de obras literárias que retrataram a geografia e a realidade de um Brasil ainda desconhecido em outras partes do país.
O projeto “Geografia Literária” quer mostrar para alunos de ensino médio de São Paulo um Brasil retratado em obras literárias, a exemplo de Graciliano Ramos em “Vidas Secas”, que tem como cenário a região nordeste.
“Esse exercício em que geografia dialoga com literatura exigiu que nós viéssemos para o nordeste. Neste primeiro momento, nós professores estamos aqui investigando e conhecendo a realidade para organizar a vinda dos nossos alunos”, explicou Marcelo Feitosa, doutorando em Educação.
A vinda dos professores paulistas ao Piauí tem o suporte da Organização ProBrasil, ONG que presta trabalhos sociais no Estado e que já tem um amplo leque se ações desenvolvidas no município em parceria com a Prefeitura de Picos. Na cidade, o grupo visitou escolas municipais no Povoado Torres e Alto dos Canudos.
O projeto propõe que os estudantes de São Paulo vivenciem uma realidade desconhecida, como a de também estudantes que vivem no interior do nordeste, em uma região com acesso a poucas possibilidades e com clima árido.
São essas características, muitas vezes contextualizadas em obras literárias que serão mostradas durante uma nova visita prevista para o mês de Setembro, quando os professores retornam ao Piauí, acompanhado por um grupo de estudantes.
“Eu estou saindo mais humano dessa experiência aqui em Picos. E isso eu imagino como isso pode potencializar para os nossos alunos enquanto uma experiência que permite aos jovens de São Paulo um olhar para um Brasil real”, disse Marcelo Feitosa.
Além de Picos, os estudantes paulistas visitam a Serra da Capivara, no Sul do Piauí além de desenvolveram atividades com comunidades em Picos e visitas a universidades.