Mulher de 38 anos morre após pisar descalça em fio de extensão desencapado no Piauí
23/04/2024 - 08:18A mulher lavava roupa na casa do seu pai
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Batalha, chefiada pelo Petista João Batista, realizará na próxima segunda-feira (25/10) uma vistoria no local onde está sendo extraída uma grande quantidade de argila para fabricação de tijolo.
De acordo com João Batista, a determinação partiu da promotora Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha Silveira, em função de possíveis irregularidades na área onde se concentra a extração de argila, entre o bairro Santo Amaro e o Balneário Bela Vista, próximo a Estrada que liga Batalha a Piripiri.
A Procuradoria Federal do Meio Ambiente também já está tomando providências. Na manhã desta sexta-feira (21) foi encaminhado um Ofício a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, solicitando informações a cerca de ALVARÁ para extração mineral de argila em Batalha.
Milhares de brasileiros sobrevivem da fabricação artesanal de tijolos. O que muitos deles não sabem é que, se não for feita de acordo com as regras ambientais, a extração da argila, principal matéria-prima da atividade, é crime.
Caso os responsáveis estejam operando sem a licença ambiental, poderão ser multados, e ainda enquadrados no artigo 55, da Lei de Crimes Ambientais, que trata de atividades relacionadas a pesquisa, lavra e extração de recursos minerais.