Artigos
Psicopedagogiando o olhar maternal
POR CASSI NEIVA
Por: Da Redação em 06/11/2023 - 18:15
POR CASSI NEIVA
Há muitos anos, como profissional da educação da 8ª GRE e também enquanto psicopedagoga, em tempo do ENEM, fico na porta de uma escola acolhendo alunos e familiares, levando uma palavra de fé, motivação e de entusiasmo, uma vez que ambos ficam ansiosos face a essa tão concorrida avaliação educacional.
Há 05 anos, fico na Praça Anchiêta Filho, em frente ao Colégio IBENS, recepcionando cada educando que para lá se dirige a fim de realizar tão feito educativo.
E em grande maioria, são as mães o guia que levam os seus filhos para esse processo.
Por também ter vivido essa experiência com meu filho e como educadora, vejo e sinto o cuidado destas guerreiras que em todas as horas são âncoras de apoio e presença plural no caminho de sua prole.
Vejo olhares chorosos, expressões de ansiedade, mas também muitas manifestações de carinho, com orações, lanches, santinhos, beijos, abraços, recomendações...
Hoje, deparei-me com tantas mães greanas deixando seus filhos, bem como tantas outras mães e percebi, em todas elas, um cuidado holístico num misto de amor, proteção, ansiedade, preocupação e também desejo de vitória.
Neste sentido, somos nós, mulheres, essas cuidadoras atemporais que, por tantas vezes, somos invisíveis aos olhos da sociedade capitalista, frenética e excludente.
Destarte, o tema da Redação do ENEM 2023 (muito pertinente) traz à tona essa infeliz realidade do silêncio dado aos inúmeros papéis que desempenhamos e do quanto precisamos do reconhecimento da eficaz atuação e da real visibilidade do nosso protagonismo na caminhada do cuidar, educar, ensinar, trabalhar...
Que a nossa história seja mais forte nos espaços de trabalho e de cidadania!
*Cassi Neiva é psicopegagoga