
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Partido dos Trabalhadores já tem os 28 nomes que poderão concorrer nas eleições deste ano. A lista foi registrada no Diretório Estadual do PT. Ao todo são 17 pré-candidatos a deputado estadual, oito a deputado federal, um para senador, um para suplente de senador e um para a disputa ao Karnak. O prazo de inscrição acabou ontem(05).
A grande discussão é a indicação do nome do deputado federal Antonio José Medeiros como pré-candidato ao governo do Estado.
Segundo a secretária de organização do PT, Josefa Francisca de Lima, a legenda discutiu com suas lideranças nos municípios a manutenção da pré-candidatura do ex-secretário de Educação ao governo do Estado.
Ela enfatiza que não está descartada a aliança com outros partidos para que Medeiros seja candidato a vice, mas, caso isso não aconteça, o PT pode ter candidato a governador. “Ele está inscrito como pré-candidato a governador, mas as discussões entre os partidos não se esgotaram. Porém, se não sair a vaga de vice, poderemos ter candidatura própria”, declarou.
Os 28 nomes serão analisados no dia 6 de junho no encontro interno do partido que irá definir a quantidade e os pré-candidatos que irão concorrer na convenção que ainda não tem data prevista para acontecer. Na ocasião também será confeccionado o plano de ação do governo para os próximos 4 anos.
“Essa relação de hoje pode diminuir, já que o encontro vai dizer quantas vagas serão abertas e as metas para o governo mesmo que não seja o executor. Esse plano será mostrado aos aliados”, diz Lima. A homologação das candidaturas tem como prazo final o dia 30 de junho, de acordo com a Justiça Eleitoral.
O pré-candidato a deputado federal, Robert John, vai defender que o partido não faça coligações para a chapa proporcional. “Vamos discutir estratégias para a chapa majoritária e proporcional. Mas defendo que na chapa proporcional o PT saia sozinho”, declarou.
A pré-candidata a deputada estadual, Zenaide Lustosa, acredita que seu nome não será barrado na convenção, já que é preciso uma cota de mulheres. “Além dessa cota, o partido está estimulando a candidatura de mulheres, por conta da nossa pré-candidata, Dilma Rousseff. Temos essa garantia que as três sairão candidatas”, argumentou.
Veja a lista de pré-candidatos:
Governador:
Antonio José Medeiros
Senador:
Wellington Dias
Suplente de senador:
Regina Sousa
Federais:
Antonio Neto, Nazareno Fonteles, Jesus Rodrigues, Assis Carvalho, Roberto John, Carlos Henrique Nery Costa (médico), Florentino (vice-prefeito de Parnaíba) e Bernardina Maria (de Esperantina).
Estaduais:
Paulo Martins, Francisco Guedes, João de Deus, Rejane Dias, Evandro Luz, Marcelino Fonteles, Merlog Solano, Fabio Novo, Simplício Mário, Zenaide Lustosa, Flora Izabel, Cícero Magalhães, Fernando Gomes, Raimundo Martins, Eucálio, Padre Ladislau, Henrique Rebelo.