Saúde no Mural
Rio Grande do Sul Confirma 20ª morte por leptospirose após enchentes
O governo gaúcho reafirma que as chuvas que estão ocorrendo no estado aumentam o risco de a população exposta às enchentes
Por: Giselle Silva em 20/06/2024 - 08:05
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, na segunda-feira (17), mais uma morte por leptospirose, elevando para 20 o número total de óbitos. Todas as vÃtimas são do sexo masculino.
O governo gaúcho reafirma que as chuvas que estão ocorrendo no estado aumentam o risco de a população exposta às enchentes contrair leptospirose, doença transmitida na água suja contaminada pela urina de ratos. A bactéria presente na água penetra o corpo humano pela pele ou mucosas, podendo levar à morte sem tratamento.
De acordo com informe epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, mais sete mortes estão em investigação.
Depois das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado, foram notificados 5.439 casos da doença em todo o estado, dos quais 353 foram confirmados, 1.255 descartados, e o restante (3.831) está em investigação. A capital, Porto Alegre, lidera o número de notificações, com 1.597 casos.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde informou, na última quinta-feira (13), que a leptospirose corresponde a 3,4% do total de atendimentos prestados no Rio Grande do Sul.
Sintomas:
Os sintomas iniciais da leptospirose incluem dores de cabeça e muscular, calafrios, febre, náuseas, falta de apetite, hemorragia conjuntival e sensibilidade à luz. A fase tardia é marcada por icterÃcia intensa, insuficiência renal aguda e hemorragias.
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que pessoas com sintomas busquem atendimento médico logo nas primeiras manifestações.
Prevenção e cuidados:
Com as chuvas, é importante evitar o contato com água de enchentes. Caso inevitável, usar luvas, botas de borracha ou sacos plásticos para proteção. Não ingerir água ou alimentos contaminados e proteger cortes na pele do contato com água suja.
Orientações:
Pessoas com sintomas de leptospirose após contato com água de enchentes devem buscar assistência médica. Casos suspeitos devem iniciar tratamento com antibióticos, podendo ser ambulatorial ou hospitalar.
A leptospirose é de notificação obrigatória. Profissionais de saúde devem notificar casos suspeitos às autoridades em até 24 horas.