
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
CORÍNTHIANS SEM VENCER
Não fosse um erro da arbitragem, Ronaldo poderia ter deixado o Brinco de Ouro como herói do Corinthians neste domingo. Diante do calor de mais de 30 graus de Campinas, o Fenômeno marcou duas vezes no primeiro tempo do duelo contra o Guarani, mas nenhuma delas valeu. O empate por 0 a 0 não agrada a ninguém. O Timão chega a sete jogos sem vencer e não consegue espantar a crise que ronda o clube. O Bugre acumula agora cinco rodadas de jejum e já começa a se preocupar com a zona do rebaixamento.
Ronaldo teve um desempenho razoável para quem se ausentou das últimas dez partidas. Seria uma tarde de gala se não fossem as falhas do trio de amarelo. No primeiro gol, o Fenômeno estava em posição legal, mas usou o braço para mandar a bola para as redes. No segundo, contudo, apareceu na mesma linha da defesa, venceu Douglas e o auxiliar Ednilson Corona marcou erradamente impedimento. Na etapa final, ainda perdeu um gol feito de cabeça. A igualdade no interior de São Paulo não alivia o momento turulento do Corinthians, depois de uma semana recheada de protestos da torcida.
O time tem agora 50 pontos, em terceiro, e começa a ver pelo retrovisor a chegada de outros concorrentes à briga pelo título e por uma vaga na principal competição das Américas em 2011. A esperança recai agora na iminente chegada do técnico Tite, que deve ser apresentado nesta terça-feira, no CT Joaquim Grava. O Guarani também não vive seus melhores dias. São cinco jogos sem vencer que fizeram a equipe campineira despencar para a 14ª colocação, com 35 pontos, somente cinco acima da zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o Guarani recebe o Atlético-GO, sábado, às 18h30m, no Brinco de Ouro, em Campinas. Já o Corinthians faz o clássico contra o arquirrival Palmeiras, domingo, às 16h, no Pacaembu, em São Paulo.
GRÊMIO VENCEU O CRUZEIRO
A esperança veste azul. O azul do Grêmio. O Tricolor incorporou a garra que sua tradição exige e deu um jeito de vencer o líder do Campeonato Brasileiro de virada no Olímpico. O Cruzeiro largou na frente com seu maestro, o argentino Montillo. Júnior Viçosa empatou, e Jonas, de pênalti, derrubou a Raposa na tarde deste domingo.
O resultado catapulta o sonho de vaga na Libertadores do Grêmio. A equipe de Renato Gaúcho, a melhor do segundo turno, subiu para 46 pontos, na sétima colocação. São quatro a menos do que o Corinthians, atual último classificado para a competição continental. A Raposa, com 54, pode perder a liderança para o Fluminense, que tem clássico com o Botafogo ainda neste domingo.
Agora, as duas equipes passam a estudar seus maiores rivais. O Grêmio recebe o Inter às 18h30m de domingo. No mesmo dia e horário, o Cruzeiro duela com o Atlético-MG.
VASCO PERDE PRO ATLÉTICO-GO
O Atlético-GO bateu o Vasco neste domingo por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento após 26 rodadas. Anaílson e o goleiro Márcio, de pênalti, garantiram o triunfo do time rubro-negro, que ocupa agora a 15ª posição, com 32 pontos. O Gigante da Colina teve o lateral Carlinhos expulso no ínicio do segundo tempo e sofreu os gols depois disso.
Com o resultado, o Vasco praticamente dá adeus ao sonho de disputar a Libertadores do ano que vem. O time segue em 11º, com 41 pontos, nove a menos que o Corinthians, o terceiro colocado. A esperança cruzmaltina é que a Conmebol devolva a quarta vaga do Brasileirão no torneio continental. A entidade se reune nesta segunda-feira para decidir sobre o assunto. A partida marcou a centésima vez que o goleiro Fernando Prass vestiu a camisa do Vasco. O arqueiro até ganhou um uniforme comemorativo, mas deixou o campo sem ter o que festejar, mesmo sem ter culpa nos gols sofridos pelo time.
FLUMINENSE FICA SÓ NO EMPATE
O Cruzeiro perdeu. O Corinthians empatou. Mas Fluminense e Botafogo não aproveitaram uma grande oportunidade de avançar na tabela e ficar mais perto de seus objetivos. O empate de 0 a 0 no clássico disputado no Engenhão, neste domingo, pela 30ª rodada do Brasileirão, impediu que o Tricolor carioca voltasse à liderança da competição. E que o Botafogo quebrasse uma longa série de empates (oito seguidos, agora) e reduzisse a diferença para a zona de classificação para a Taça Libertadores.
O consolo para o Flu foi ter terminado a rodada com uma distância menor em relação ao topo da tabela. O Tricolor segue em segundo lugar, com 53 pontos, apenas um a menos que o Cruzeiro. Já o Bota perdeu duas posições, ultrapassado por Atlético-PR e Grêmio, e agora é o oitavo colocado (45 pontos).
EM CLÁSSICO MOVIMENTADO, SÃO PAULO BATE SANTOS
Um clássico épico, digno das grandezas de São Paulo e Santos. Teve de tudo: sete gols, bola na trave, grandes defesas de Rogério Ceni e Rafael, expulsão. Os 23.791 torcedores que enfrentaram o frio e foram ao Morumbi não esquecerão os 90 minutos tão cedo. O empate seria o mais justo por tudo que os dois times fizeram. Mas o Tricolor, guerreiro e com um homem a menos, conseguiu aos 48 minutos do segundo tempo o gol da vitória por 4 a 3, para acabar com o incômodo jejum de vitórias sobre o rival em 2010 e mostrar que, sob comando de Carpegiani, está vivo na briga por vaga na Libertadores 2011.
Com o triunfo, o terceiro seguido, o Tricolor foi ao nono lugar, com 44 pontos, seis a menos que o Corinthians, que hoje é o último time do G-3. Já o Peixe, que tem 48, permanece na quarta colocação, seis pontos atrás do Cruzeiro e mais distante do sonho da tríplice coroa. As duas equipes voltarão a campo no próximo domingo. O Peixe receberá a visita do lanterna Grêmio Prudente. O Tricolor irá até Fortaleza para encarar o Ceará.
CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS
Fase única
30ª rodada
São Paulo 4 x 3 Santos
Palmeiras 1 x 1 Ceará
Fluminense 0 x 0 Botafogo
Guarani 0 x 0 Corinthians
Atlético-MG 2 x 0 Avaí
Grêmio 2 x 1 Cruzeiro
Atlético-GO 2 x 0 Vasco
Vitória 2 x 0 Grêmio Prudente