
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Depois de ficar um ano sem atividades o Salão Internacional de Humor do Piauí volta este ano para celebrar a sua 26ª edição prometendo manter a qualidade do evento, riqueza e variedade de atrações. Além de exposições de caricaturas, cartuns, música, teatro, cinema e performances; o Salão de Humor realiza este ano uma antiga aspiração: exposição de artes plásticas.
O 26º Salão Internacional de Humor do Piauí será realizado no período de 25 a 31 de maio de 2009 e de acordo com Albert Piauí, o salão se mantém como um evento de humor mais democrático do país, pois continuará a ser realizado em espaço a céu aberto. Toda a programação será realizada nos seguintes locais: Clube dos Diários, passando pela Praça Pedro II, Central de Artesanato, Avenida Antonino Freire, Praça São Benedito, Praça da Liberdade, Adro da Igreja São Benedito até a Avenida Frei Serafim, este último espaço irá abrigar uma grande galeria de artes plásticas.
"Nosso maior desafio em levar a arte para a rua é com relação a estrutura técnica, já que temos que fazer uma coisa esteticamente bonita e organizada de forma a não atrapalhar o fluxo normal das pessoas que transitam por estes espaços", disse Albert.
Este ano o salão tem como temática o Meio Ambiente e fará uma retrospectiva de tudo que já foi publicado sobre o tema. Entre os artistas plásticos convidados a expor seus trabalhos está Edson Meireles do Nascimento, escultor natural de Teresina que usa a natureza como inspiração.
Para Albert Piauí, organizador do evento, "Meireles é um dos artistas mais significativos e originais do Piauí, por isso ele foi convidado para uma exposição individual, motivado ainda mais pelo tema, que é Meio Ambiente". E sobre essa sua ligação com a natureza e seu respeito por ela, Meireles diz que é "apenas um beija-flor fazendo sua parte.
Ainda segundo o coordenador, o salão trará a capital piauiense, artistas nacionais e internacionais.Entre os nomes citados pelo coordenador do salão está o de Jaguar, um dos fundadores do Pasquim.
No núcleo do evento, que será construído no complexo cultural da Praça Pedro II, serão montados vários espaços culturais e eventos paralelos dentro da programação do salão, como: o tradicional Teresina Rock, com dezenas de bandas na Central de Artesanato; o Clube do Choro, no coreto da praça; o Palco Arnaldo Albuquerque, com apresentações variadas de música e cultura popular; um circo com atrações que vão de bonecos a cinema, stands e praça de alimentação. Além de espetáculos no Theatro 4 de Setembro e no Espaço Cultural Osório Júnior.
A organização do evento ainda dispõe de estandes para serem comercializados entre a iniciativa privada que queira divulgar suas marcas e produtos durante a realização do Salão Internacional de Humor do Piauí.
Diário do Povo