Canoísta piauiense conquista a prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior
25/08/2025 - 09:51Maria Cunha iniciou sua trajetória na escola de canoagem Iporanga, em José de Freitas (PI), onde treina no Açude do Bezerro.
Uma equipe com vocação ofensiva, jogando dentro de casa, diante de um adversário modesto. A combinação não poderia dar em outro resultado. Em noite inspirada, o Santos venceu o Naviraiense por incríveis 10 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, e classificou-se para a segunda fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o alvinegro venceu por apenas 1 a 0, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Essa foi a segunda maior goleada da história da competição – O São Paulo também marcou 10 a 0, contra o Botafogo –PB, em 2001. O líder no quesito é o Atlético-MG, que venceu o Caiçara-PI por 11 a 0, em 91.
André, três vezes, Neymar, duas, Madson, duas, além de Robinho, Paulo Henrique Ganso e Marquinhos, uma vez cada, marcaram os gols santistas.
Na próxima fase, o Santos encara o Remo-PA, que passou pelo São Mateus –ES após vencer os dois jogos (2 a 1 e 4 a 1). O primeiro jogo do confronto será realizado na próxima quarta-feira, em Belém.
O sonho do Naviraiense em seguir na Copa do Brasil se tornou pesadelo rapidamente. Logo aos seis minutos, Robinho deu o ar da graça, pedalou, driblou o adversário e encontrou Ganso livre na área para marcar o primeiro gol santista.
Os 20 minutos seguintes deram a impressão de que a equipe visitante poderia aprontar. Além de evitar novos gols santistas, o atacante Tom chutou uma bola na trave. Porém, o lance acordou o alvinegro que marcou mais cinco gols em pouco menos de 20 minutos na primeira etapa.
André fez aos 27, Neymar marcou o seu aos 29 minutos, e Robinho fez um golaço por cobertura aos 32 minutos. Para complicar ainda mais a tarefa do Naviraiense, o volante Jacó Pitibull foi expulso aos 37. Dois minutos depois, André marcou o quinto gol, e no último lance do primeiro tempo Marquinhos, em chute desviado de fora da área, fez o sexto.
“Isso que estamos demonstrando é futebol show. Pedalando na hora que pode, e fazendo gols. A humildade é o caminho para o sucesso e precisamos manter isso para o segundo tempo” comentou Marquinhos.
Em busca de mais gols, Dorival Júnior colocou um sexto jogador na linha de frente santista, Giovanni, no lugar do zagueiro Edu Dracena. Já o treinador adversário reforçou a defesa com a saída do atacante Aldo e a entrada do zagueiro Clécio.
O Santos seguiu inspirado, e pressionando o adversário como se precisasse de mais gols para se classificar. O sétimo foi marcado logo aos 9 minutos por Neymar, que limpou três defensores, o goleiro Aldo, e fez uma “pintura” na Vila.
O goleador da partida, André marcou o oitavo, aos 14 minutos, na última jogada em que Robinho participou na partida. O camisa 7 foi substituído por Madson. Este marcou o nono e o décimo gol santista, aos 20 e 32 minutos respectivamente.
SANTOS 10 X 0 NAVIRAIENSE
SANTOS
Felipe; Maranhão, Edu Dracena (Giovanni), Durval e Pará; Arouca, Marquinhos, Paulo Henrique Ganso; Neymar, Robinho (Madson) e André (Zé Eduardo)
Técnico: Dorival Júnior
NAVIRAIENSE
Aldo; Giordan, Jaime, Célio Lima e Adriano Lajes; Jean Carlos, Jacó Pitbull, Maílson e Marcelo Castelli (Jean Michel); Cristiano e Tom (Clécio).
Técnico: Paulo de Rezende
Data: 10/03/2010 (quarta-feira)
Horário: às 21h50min (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves /RJ
Auxiliares: Marco Aurélio Pessanha e Lilian da Silva Fernandes, ambos do RJ.
Público: 11.336 pagantes
Renda: R$ 158.001,00
Cartões amarelos: Arouca, Edu Dracena e Durval (Santos); Jacó Pitbull, Jean Michel e Tom (Naviraiense)
Cartão vermelho: Jacó Pitbull, aos 35 minutos do primeiro tempo e Jean Michel, aos 34 minutos do segundo tempo (Naviraiense)
Gols: Paulo Henrique Ganso, aos 6 minutos, André, aos 27 minutos, Neymar, aos 29 minutos, Robinho, aos 32 minutos, André, aos 37 minutos, Marquinhos, aos 45 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 9 minutos, André, aos 14 minutos, Madson, aos 20 minutos e aos 32 minutos do segundo tempo.