
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Diante da grave crise financeira e politica, o Vasco sofreu um duríssimo baque na tarde desta quinta-feira. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 enviou um comunicado informando que o estádio de São Januário não será mais a sede do rúgbi para a Olimpíada do Rio de Janeiro.
O motivo alegado para o veto da Colina foi o não cumprimento do envio do projeto no prazo estabelecido pelas entidades organizadoras. Ainda de acordo com o Comitê, a partir de agora haverá uma reavaliação dos planos operacionais para o Estádio João Havelange, o popular Engenhão, que passa a ser o principal candidato a sediar a modalidade.
A notícia para os vascaínos tem ainda mais gravidade já que a possibilidade de ser sede do rúgbi era a garantia mais viável do clube conseguir ampliar e modernizar seu estádio.
> Confira abaixo o comunicado oficial do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016:
"Comunicado
Rio de Janeiro, Brasil: 1º de novembro de 2012: O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ (Rio 2016™), o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Conselho Internacional de Rugby (IRB, na sigla em inglês) estão totalmente empenhados em garantir competições excepcionais de rugby nos Jogos Olímpicos de 2016.
O Estádio de São Januário fora identificado como a potencial instalação para o rugby. Essa possibilidade estava sujeita ao atendimento de certas exigências.
O Clube de Regatas Vasco da Gama foi requisitado, em 9 de abril de 2012, a enviar, até 31 de outubro de 2012, o projeto completo e todas as garantias, incluindo financeiras, referentes à cessão do estádio nas condições exigidas pelo COI e pelo IRB para o evento.
Por não ter recebido a documentação pedida até a data estipulada, o Rio 2016™ promoverá agora uma reavaliação dos planos operacionais do Estádio João Havelange, em conjunto com o IRB e o COI, para assegurar que a estreia do rugby nos Jogos Olímpicos seja bem sucedida e memorável.
O IRB acrescentou: “O IRB tem sido totalmente informado pelo Rio 2016™ das discussões em andamento sobre a escolha da instalação esportiva para os eventos de rugby nos Jogos Olímpicos.
O IRB continuará a trabalhar em parceria com o Rio 2016™ e o COI para assegurar a realização de eventos de rugby marcantes e bem sucedidos para as equipes, os fãs e as famílias Olímpica e do rugby.”
Mais informações:
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
www.rio2016.com"