
São Miguel do Fidalgo realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
01/05/2025 - 16:16Evento reuniu gestores, profissionais e população para debater avanços e desafios na promoção da saúde laboral
A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Fidalgo, por meio da equipe municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa), realizou no último dia 10 de setembro a solenidade do II Seminário Municipal de Boas Práticas, com o tema “Compartilhando Saberes para uma Prática Significativa”. O programa, uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí em colaboração com os municípios, visa garantir que os estudantes piauenses alcancem o final do 2º ano do ensino fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. O PPAIC também busca incentivar práticas educativas e promover o potencial dos alunos da educação infantil e do ciclo de alfabetização.
O evento contou com a participação de diversos educadores, gestores e colaboradores da educação do município. Desde 2021, o programa tem sido implementado em São Miguel do Fidalgo por uma equipe dedicada, composta por Janderson Rodrigues (formador da educação infantil), Conceição Silva (formadora do ciclo de alfabetização) e Nilvonete Macedo (coordenadora municipal do PPAIC). Durante o seminário, professores e gestores da educação infantil e do ciclo de alfabetização compartilharam suas boas práticas de sala de aula e de gestão escolar.
A coordenadora Nilvonete Macedo destacou a importância do evento, afirmando que ele representa um espaço efetivo de participação, engajamento e valorização dos professores e gestores escolares. “Desejamos a todos os presentes um excelente seminário e que este momento possa ser uma oportunidade para a troca de experiências e a valorização de nossos profissionais”, ressaltou Nilvonete.
A secretária municipal de educação, Lucimary Rodrigues, também expressou seu agradecimento aos professores da rede de ensino, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares, agentes de portaria, cuidadores e demais colaboradores da educação. Ela destacou especialmente as escolas atendidas pelo programa: Creche Sossego da Mamãe, Escola Municipal Maria Dolores Arrais, Escola Municipal Polonordeste, Escola Municipal Raimundo Antônio de Sousa e Escola Municipal Joaquim Dias de Oliveira. “Agradecemos a presença de todos os envolvidos nesse processo tão significativo para a educação do nosso município”, disse Lucimary.
O seminário também contou com uma banca examinadora formada por Josiê Moraes Santos (formador regional de gestão), Maria do Espírito Santo Freitas (formadora regional do ciclo de alfabetização) e Denizia Gonçalves Moraes (formadora regional da educação infantil). Os gestores que apresentaram suas boas práticas foram Nilvonete e Ana Maria (educação infantil), Janderson Rodrigues e Francisca Anilma (ciclo de alfabetização).
Entre os destaques das apresentações, na categoria de professoras da educação infantil, estavam Evane Maria Dias e Nildete de Carvalho Soares, Maria das Graças Leite Dias e Isabel Pereira da Silva Rodrigues, Adriele Maria da Conceição e Maria do Amparo Marques de Oliveira, e Maria Cláudia de Oliveira Barbosa e Nildete Maria de Sousa Leal, todas da Creche Sossego da Mamãe. Também foram reconhecidas Alvina Fontes Rosado, da Escola Polonordeste, e na categoria de professoras do ciclo de alfabetização, Anelisa da Costa Castro e Francisca Lília Leal de Sousa Dias, da Escola Joaquim Dias de Oliveira; Carlene de Fátima Pereira e Raimunda Nonata de Sousa, da Escola Maria Dolores Arrais; Suely Ferreira de Sousa Marques, da Escola Joaquim Dias de Oliveira; Ana Telma da Silva Leite e Vererlane Muniz Rocha Oliveira, também da Escola Joaquim Dias de Oliveira; e Maria das Dores da Luz, da Escola Polonordeste.
O evento seguiu com a apresentação do balé da Fundação Asas, com a música "A Bailarina", coordenada pela professora Vererlane Muniz, e a presença dos mascotes Leitur e Leitora. A programação ainda incluiu a fala da coordenadora regional Yonne Rodrigues e da formadora regional Maria do Espírito Santo Freitas, que abordaram o tema “Reflexões sobre os Percursos Formativos”, ressaltando a importância das formações continuadas para o desenvolvimento dos gestores e docentes, promovendo inclusão, diversidade, equidade e acessibilidade no âmbito educacional.
O seminário foi encerrado com a divulgação das práticas vencedoras, que foram premiadas com medalhas de participação e troféus. As práticas campeãs seguirão para a etapa regional do PPAIC ainda neste mês de setembro.