
Prefeito de São Miguel do Fidalgo se reúne com governador Rafael Fonteles em Teresina
26/08/2025 - 17:21Encontro no Palácio de Karnak contou com participação de deputados, secretário municipal e presidente da Câmara
A Prefeitura de São Miguel do Fidalgo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na terça-feira, 26 de agosto, às 14h30, no Salão Paroquial, uma palestra alusiva à campanha Agosto Lilás, iniciativa nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro buscou ampliar o debate sobre o tema, reforçando a importância da mobilização comunitária e do acesso às redes de proteção.
A atividade contou com a participação de adolescentes das escolas Estadual Miguel Marinho e Municipal Joaquim Dias de Oliveira, acompanhados por professores e coordenadores. Também estiveram presentes os secretários municipais de Saúde e educação, conselheiros tutelares, Fundação Asas, agentes comunitários, enfermeiros e a equipe do GPM de São Miguel do Fidalgo, que deu apoio à ação, assim como a Igreja local, que cedeu o espaço para realização do evento.
Pela primeira vez, o município recebeu a Patrulha Maria da Penha do 28º Batalhão da Polícia Militar, representada pelo 1º Tenente Edimundo da Costa, coordenador da Patrulha, e pela soldado Marta, fiscal de cumprimento de medidas protetivas de urgência em Canto do Buriti. Normalmente, a equipe atua em Itaueira e São Raimundo Nonato, mas, nesta ocasião, esteve em São Miguel do Fidalgo e se colocou à disposição para atender denúncias e realizar rondas em casos de violência contra a mulher.
Durante a palestra, foram abordados os tipos de violência, os mecanismos de proteção previstos em lei, os direitos das mulheres e os canais de denúncia disponíveis.
Na abertura, a assistente social Edilene Soares ressaltou que a violência pode ser prevenida e destacou a relevância da Lei Maria da Penha, que em 2025 completa 19 anos. Este ano, o tema nacional da campanha é “Não deixe chegar ao fim da linha”, chamando atenção para a urgência da prevenção e do rompimento do ciclo de violência.
A secretária municipal de Assistência Social, Aparecida Rocha, enfatizou a importância da ação para a comunidade. “Nosso compromisso é criar espaços de diálogo, conscientização e orientação. A violência contra a mulher não é uma questão individual, mas um problema coletivo que precisa da participação de todos para ser enfrentado. É fundamental que a informação chegue a cada família e comunidade, para que as mulheres tenham coragem de denunciar e buscar ajuda”, afirmou.
Após a palestra, foi realizada a atividade Bingo do Empoderamento, voltada para as mulheres presentes. As cartelas eram preenchidas com palavras de autoestima, como determinação e coragem, e as vencedoras receberam brindes simbólicos. O encontro foi encerrado com um lanche coletivo.