Após solicitação da SUTRAN, DENIT realiza revitalização da sinalização horizontal da BR-230 em Oeiras
04/12/2025 - 16:39Intervenção atende solicitação da Prefeitura ao DNIT e amplia segurança no trecho urbano
Oeiras realizou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, realizado na Câmara Municipal. O encontro reuniu autoridades locais, equipes técnicas e representantes da sociedade civil. Participaram a Chefe de Gabinete, Paula Nunes, representando o prefeito Dr. Hailton Alves; o presidente da Câmara, Amilton Moura; a secretária de Educação, Janicleia Alves; o vereador Adalberon Moraes; e a articuladora do Selo UNICEF no município, Maria Helena Pereira.
A programação incluiu apresentações do núcleo de cultura, com alunos da rede municipal, além da exposição do grupo do NUCA e da apresentação do cronograma de ações previstas para 2026.
A articuladora do Selo UNICEF, Maria Helena Pereira, destacou a dimensão técnica do processo. “O foco primordial do Selo UNICEF reside na avaliação e no levantamento de dados, que são essenciais para o planejamento de ações. O objetivo é utilizar esses indicadores para garantir a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. O trabalho ocorre de forma intersetorial, envolvendo as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde”, afirmou.

O professor e mobilizador de jovens, Homero Martins, apresentou o plano elaborado pelo grupo. “A adesão ao primeiro plano municipal está em implementação com foco nos adolescentes. O projeto conta com 40 temáticas que nortearão atividades no ciclo de 2026 a 2027. O grupo é formado por adolescentes das zonas rural e urbana, incluindo comunidades quilombolas. O plano foi criado por eles. Os próprios jovens definiram as temáticas e as atividades”, declarou.

O estudante da rede municipal Márcio Henrique explicou a proposta construída pelo NUCA. “O plano é uma proposta de participação cidadã criada junto com o município pra dar voz aos adolescentes nas decisões mais importantes da cidade deles”, disse.

O Fórum Comunitário marca a etapa inicial das ações do Selo UNICEF em Oeiras. O evento tem como objetivo elaborar o primeiro diagnóstico sobre a situação da infância e adolescência no município e, em conjunto com a população, definir o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. Após essa fase, a recomendação é que a Comissão Intersetorial realize monitoramento contínuo da execução das metas previstas para o ciclo 2025–2028.




