São Miguel do Fidalgo participa da Oficina Regional da Programação Pactuada da Assistência Especializada
05/11/2025 - 18:30Evento aconteceu nesta quarta-feira (5), na FAESF, em Floriano
A Prefeitura de São Miguel do Fidalgo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira (22/09) uma reunião técnica com os beneficiários do Programa Auxílio Alimentação. O encontro ocorreu no Salão Paroquial e reuniu representantes da gestão local, equipes técnicas e famílias contempladas.
O Auxílio Alimentação é um programa do Governo Estadual, coordenado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), que atenderá inicialmente 126 municípios em que a Defesa Civil decretou situação de emergência em razão da seca.
São Miguel do Fidalgo está entre os 15 municípios em que a parcela única de R$ 400,00 será depositada diretamente na conta do beneficiário. No total, são 50 contemplados no município.
Durante a reunião, os representantes da coordenação estadual da SASC – Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome –, Ananias Pereira e Marla, explicaram como funciona o benefício. O auxílio será concedido em parcela única, destinado às famílias que atenderem aos critérios estabelecidos. O diálogo possibilitou que os participantes obtivessem informações claras e diretas sobre a execução do programa, garantindo maior transparência e segurança no processo.
A secretária municipal de Assistência Social, Aparecida Rocha, agradeceu a parceria com o Governo do Estado, o apoio da equipe da SASC e também o empenho da equipe do CRAS nas ações voltadas à população.
Segundo a assistente social Edilene Soares, que no momento representou o prefeito Erimar Soares, o gestor fez questão de firmar a adesão ao programa, reconhecendo sua importância para a melhoria da renda das famílias. Ela destacou ainda que o encontro também teve como objetivo aproximar a gestão pública da população em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o acompanhamento social das famílias. O benefício emergencial, segundo Edilene, representa um apoio imediato para enfrentar os efeitos da estiagem, contribuindo para a manutenção da segurança alimentar e para a redução dos impactos sociais causados pela falta de chuvas.
Ao final, a equipe da SASC elogiou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e incentivou a continuidade dos esforços para ampliar os atendimentos e beneficiar ainda mais famílias do município.










