Secretário de Saúde realiza reunião para discutir atendimento de urgência da UPA de Oeiras
Por: Da Redação em 10/02/2015 - 23:28
Os gestores do setor de saúde dos municípios do Vale do Canindé realizaram uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa e representantes do Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED). O objetivo era discutir sobre a UPA de Oeiras e como ficará o atendimento de urgência na região.
O Secretário Estadual de Saúde, conversou com nossa equipe de reportagem e falou sobre reunião . “Estivemos fazendo algumas discussões importantes em vários níveis de atenção, em parceria com o Ministério da Saúde, desde a atenção básica, mas também uma preocupação com a implantação das redes de atenção, principalmente com a rede de urgência, cegonha e psicossocial”, explica.
Francisco Costa informa que a decisão foi a unânime em relação a redução de porte da UPA de Oeiras, que agora passar a ser Porte 1. ” Foi proposto uma discussão sobre a UPA de Oeiras, onde foi unânime entre os gestores a redução do porte, onde em termos práticos, ao nosso ver, não terá nenhum prejuízo para a sociedade. Teremos uma maior celeridade no processo de funcionamento dessa unidade, e vamos assegurar uma porta de entrada com classificação de risco, um atendimento humanizado para a região”, destaca.
O Diretor do Hospital Regional Deolindo Couto, Dr. Anselmo, explica mais detalhes sobre a reunião” O sentido foi um discussão entre os secretários da região que aglomeram Oeiras e Simplício Mendes para discutir e redefinir como ficaria a mudança do porte da UPA, e por consenso ela vai ser atendida em porte 1, dando prioridade aos municípios que estão aglomerados a Oeiras, e contemplando outras ações para Simplício Mendes”, finaliza.
A iniciativa teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o capacitismo e reforçar a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência