
Piauà se destaca nacionalmente na presença e resistência da população quilombola
10/05/2025 - 10:01Esse grupo representa 0,97% da população total do estado, evidenciando sua relevância social
Treze internos do Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina, receberam capacitação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI/PI) com a realização do curso de Padeiro, ministrado no local.
A solenidade de entrega de certificados aconteceu, na última segunda-feira (29) no próprio CEM com a presença de familiares dos alunos e colaboradores da unidade educacional e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).
O curso contou com carga horária de 200 horas, sendo realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Governo do Estado, através da SASC. Durante a cerimônia fizeram uso da palavra o gerente do Centro de Unidades Móveis do SENAI, Jeová Vasconcelos de Brito, o secretário estadual de Assistência Social, Francisco Guedes, Herbeth Neves, coordenador pedagógico do CEM e Chagas Bisneto, coordenador geral do CEM.
Durante discurso o gerente do Centro de Unidades Móveis (unidade operacional do SENAI-PI), Jeová Vasconcelos fez uma breve explanação sobre a importância daquela capacitação afirmando que o SENAI possui um leque de cursos e treinamentos que são levados às indústrias e comunidades tanto da capital como do interior do Estado.
“Portanto esses meninos, além deste curso, podem escolher outros quando saírem daqui colaboradores da unidade educacional e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e assim empreender como afirmou o jovem orador da turma”, disse Vasconcelos acrescentando que a missão do SENAI e formar pessoas e coloca-las no mercado de trabalho.
Emocionado ao vê a alegria estampada nos semblantes de algumas mães de internos concludentes na solenidade, o secretário Francisco Guedes, pontuou algumas ações da SASC voltadas para a ressocialização dos internos, citando o SENAI como um parceiro de referência e que tem contribui para o sucesso das mesmas.
“Estamos felizes em ver vocês concluírem um curso numa área em ascensão e que emprega muita gente. Mas vocês podem também colocar os seus próprios negócios já que a partir de agora conhecem o processo de fabricação de pães”, afirmou o secretário. Segundo ele, a SASC matém parceria com as entidades do Sistema “S” e muitas ações em prol das pessoas carentes serão realizadas.
O Instrutor Antonio Nunes disse que aquela foi mais uma experiência em trabalhar proporcionando conhecimento para aqueles meninos que talvez estavam ali por falta de oportunidade. “Todos demonstraram interesse durante as aulas. O SENAI está de parabéns por ter contribuído para isso”, disse Antônio Nunes.
O menor de iniciais LF, concludente e orador da turma elogiou bastante o instrutor afirmando que o mesmo era muito paciente e transmitia as atividades com muita calma, repetindo as tarefas e tirando nossas dívidas. “Pelo que eu aprendi aqui não quero ser empregado não, quero mesmo é ser empresário”, ressaltou o interno.