Geral

Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial

Segundo a categoria, este manifesto é mais um pedido de socorro dos profissionais de saúde de Oeiras, e buscam direitos elementares.

Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial
Compartilhar
WhatsApp
 Profissionais da rede municipal de saúde de Oeiras, enfermeiros, médicos , odontólogos e técnicos de enfermagem, realizaram uma segunda manifestação pedindo reajuste salarial e adicional de insalubridade que tem direito previsto constitucionalmente.

Segundo a categoria, este manifesto é mais um pedido de socorro dos profissionais de saúde de Oeiras, e buscam direitos elementares, tais como:

-reajuste salarial anual, que apesar de ser previsão constitucional, em Oeiras não se dá há vários anos, havendo uma defasagem salarial de mais de 50%;

-piso salarial não tem sido observado, apesar de também ser garantia prevista na constituição;

-Não implementação do plano de carreiras, cargos e salários previsto na lei que criou o estatuto dos servidores públicos municipais;

-Adicional de insalubridade de 40% incidindo, atualmente, sobre o salário mínimo, ao invés de incidir sobre o salário base, como previsto na lei estatutária;

Os manifestantes chamam a atenção da comunidade dizendo que “os ditos heróis, nem heróis são. São apenas profissionais de saúde no meio de uma guerra cumprindo com seus deveres, mas que necessitam, com a máxima urgência, que o poder público municipal cumpra igualmente com seus deveres para com a categoria”.

O Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Oeiras informa que Projeto de Lei que dispõe sobre o adicional de 40% de insalubridade aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estão no enfrentamento à pandemia do Covid-19 ainda está em tramitação na Câmara de Vereadores. Cabe salientar que tramita no Congresso Nacional um projeto de Lei Federal que regulará o assunto em âmbito nacional, sendo assim o município de Oeiras não está descumprindo qualquer Lei, seja ela Municipal, Estadual e/ou Federal.

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a Prefeitura informa que estão sendo disponibilizados, periodicamente, a todas as equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde os EPIs adequados e necessários ao atendimento de pacientes sintomáticos com suspeita de infecção pelo coronavírus. Ressaltamos, ainda, que no ato de entrega destes materiais os profissionais assinam um documento atestando seu recebimento.

Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial — imagem 1Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial — imagem 2Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial — imagem 3Servidores da saúde de Oeiras se manifestam por reajuste salarial — imagem 4