
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
 Toda arte é uma manifestação de vida. A literatura é a mais latente expressão dos sentimentos, percepções, vivências e experiências do ser humano.
Acreditando ser a literatura uma fonte inesgotável de aperfeiçoamento cognitivo, a Sociedade Educacional Paulo Freire promove anualmente a Pedagogia da Literatura, projeto de cunho lÃtero-cultural, cuja premissa reside em estudar as criações literárias de escritores que deixaram a marca indelével no campo da literatura.
Em 2017, a vida cultural de Oeiras centra suas atividades em torno da comemoração dos 300 anos de emancipação polÃtica da cidade. Nossa instituição educacional não poderia deixar de homenagear a cidade pelo seu tricentenário. Por isso a Pedagogia da Literatura de 2017 da nossa escola abordou o tema “Arte, cultura e história nos 300 anos da terra de Mafrense.
Oeiras tem grandes nomes que se destacam na literatura, como Dagoberto de Carvalho Júnior, José Expedito Rego, Alvina Gameiro, Licurgo de Paiva, Nogueira Tapety, Gerson Campos, dentre outros. Com o intuito de prestigiar nossa cidade pelos seus trezentos anos, estudamos na Pedagogia da Literatura Juvenil o escritor oeirense Orlando Geraldo Rêgo de Carvalho, através das obras Ulisses entre o amor e a morte, Rio Subterrâneo e Somos Todos Inocentes.
O projeto consta de várias atividades: leitura e análise das obras; produção da folhinha literária; bate-papo literário; programas de rádio, criados pelos alunos e apresentados na Rádio FM Educativa Cristo Rei; culminância com a transposição da arte da Literatura para a arte do teatro, da música e da dança.
A culminância do projeto ocorreu na Praça de Eventos no dia 29/04/17, com as apresentações artÃsticas e distribuição da folhinha literária produzida pelos alunos.