
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Foi um sucesso o Desafio da Primeira Capital. Participaram 80 ciclistas de várias cidades do Piauí e do Maranhão. A prova de mountain bike valeu como penúltima etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento homologado pela Federação De Ciclismo do Piauí – FCICLOPI. Os ciclistas eram de Altos, Teresina, Floriano, Oeiras, Picos, Uruçuí, de São João dos Patos e Barão de Grajaú, essas duas últimas cidades maranhenses. O grande nome da prova foi novamente do atleta de Altos, Lindomar Ferreira, que chegou em primeiro lugar na categoria Elite, com folga, com o tempo total de 1h44min. Se adversário, o atleta de Teresina Kleison Pereira, fez o tempo de 1h49min. No feminino, destaque para a atleta Antonia Luíza, conhecida por Pituíba, que é da cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão.
O sol forte e a baixa umidade, aliado à vegetação seca e espinhosa marcaram a etapa. Nos três pontos de hidratação colocados estrategicamente no percurso quase não foi suficiente para tanta sede dos participantes. A prova largou por volta das 8 horas da manhã da frente da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, símbolo da colonização do Estado, já que começou a ser construída ainda no século XVII. Após um deslocamento de menos de um quilômetro, os atletas partiram em arrancada para o trecho cronometrado de 46 km para as categorias Feminino, Elite, Júnior, Su-30, Master A-1 e A-2 e Master B-1 e B2. Para a categoria Turismo, que contou com 17 inscritos, o percurso foi de 26 km. Nesta categoria, a prova não valia pontos e serviu apenas para integrar novos atletas ao esporte. A organização distribuiu prêmios de R$ 3.500,00, além de medalhas para todos os participantes.
A prova foi super organizada e contou com o apoio logístico da Prefeitura de Oeiras e de órgãos de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, que deram o apoio aos atletas nos trechos de BR. O evento foi idealizado por Paulo Fernandes e Último Campos Reis. O diretor técnico foi Márcio Braz Filho. Uma ambulância com paramédicos ficou de prontidão.
“Eu só achei difíceis os primeiros quatro quilômetros, mas a prova estava muito boa, trechos de média e alta velocidade e minha média mais alta foi de 54,6 km/hora. Estou feliz, pois já sou campeão piauiense de mountain bike por antecipação”, disse a fera, que também foi o campeão piauiense de 2011, com um feito incrível, afinal das sete etapas da temporada passada, Lindomar venceu todas de ponta a ponta.
No Feminino, apesar de não ter ganhado a prova em primeiro lugar, a atleta Carmem Castro, de Teresina, também já está com o título de campeã piauiense nas mãos. Para a última etapa, o Rally 40 Graus, ela só precisa completar a prova em qualquer posição e mesmo assim o título ainda será seu. “A prova estava boa e só não rendi mais porque estou com uma forte gripe”, disse a personal trainer, que compete também com o marido, Alberto, que também é personal trainer. O destaque foi o grande número de estreantes da prova da equipe Pedal Picos. É a primeira vez que eles participam de uma competição de MTB e só para o este desafio foram inscritos 12 atletas, a maioria na categoria turismo.
Os florianenses também não fizeram feio na etapa. Participaram quatro atletas da Princesa do Sul e dois deles conquistaram a primeira colocação. Manoel Dionísio, na Sub-30, e Adelmar Andrade, na Master A-2, deixando muitos atletas experientes para trás. Adelmar disse que pratica o esporte há cinco anos, mas esta foi a sua primeira competição oficial. “Muito boa prova, bem sinalizada. Pretendo continuar competindo”, disse o monitor de uma escola particular, de 36 anos.
O presidente da FCICLOPI, George Augusto Rodrigues, elogiou a organização da prova e adiantou que a prova tem tudo para fazer parte do calendário piauiense de 2013. “Foi uma prova bastante organizada e muito técnica. Para 2013, caso essa atual diretoria seja reeleita, essa prova tem tudo para fazer parte do calendário, assim como pretendemos levar o campeonato para vários municípios”, destacou.
Atletas de Picos marcam forte presença no Desafio
A equipe recentemente formada por amantes da bicicleta da cidade de Picos, a Pedal Picos fez sua estreia em grande estilo no Desafio da Primeira Capital. Nenhum deles havia participado de uma competição antes, mas já praticam em trilhas da cidade onde moram. Para se ter ideia, eles chegaram com uniforme padronizado na cidade de Oeiras. Só de competidores foram em número de 12 das 18 pessoas da equipe, formada há apenas três meses. O atleta de 20 anos, Carlos Vitor, se juntou ao grupo e disse que adorou a experiência e que pretende competir no próximo ano em provas da Federação de Ciclismo do Piauí. Entre as meninas picoenses, participaram Luana Paixão, Patrícia Barros, Simone, Gerlane Cronemberguer e Maria do Socorro Rego. A maioria resolveu não se desgastar tanto e participou na categoria Turismo.
De Uruçuí para as trilhas de Oeiras
O nome da fera vem de descentes alemãs e ele nasceu em Goiás, mas está radicado no município de Uruçuí há 20 anos. Este é Mazi Zimmermann, 36 anos e também um apaixonado pela pratica do mountain bike. Esta foi sua primeira competição oficial. Uruçuí, que fica no extremo Sul do Piauí, a 310 km de Oeiras, é uma cidade típica de imigrantes de várias partes do Brasil, especialmente do Sul e Centro Oeste, que foram morar na região por causa do forte potencial do agronegócio. Zimmermann é um desses, já que é empresário do ramo. Ele adorou a prova, mas a falta de experiência o fez errar a sinalização já nos quilômetros finais da prova. “Saindo da trilha, peguei o asfalto e não observei a marcação para entrar na trilha e passei pelo menos dois quilômetros e meio. Quando percebi que tinha errado voltei e encontrei o trecho certo. Os primeiros quilômetros foram bem difíceis, mas depois mantive a regularidade”, disse.
Texto: Márcia Cristina (Assessoria de imprensa)
Fotos: Márcia Cristina, Jairo Moura e Moisés Sabba