
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Após eliminações de Argentina, Brasil, Colômbia e Chile, o Uruguai foi a primeira equipe a confirmar o favoritismo na fase de mata-mata da Copa América e chegou à final do torneio ao bater o Peru por 2 a 0, nesta terça-feira (19). Os dois gols da partida foram marcados por Suárez.
Agora a Celeste espera o vencedor de Paraguai e Venezuela para saber contra quem decidirá o tÃtulo. Já os peruanos enfrentam o perdedor na disputa de terceiro e quarto lugares.
A partida começou com o Uruguai partindo para cima do Peru, mas com muitas dificuldades para concluir os lances para o gol de Fernández. Nos primeiros 15 minutos, a Celeste chegou apenas duas vezes, com Soares e com Alvaro Pereira.
O Peru só chegou com perigo aos 23min, quando Vargas cruzou para a área com perigo, mas ninguém chegou para completar o lance.
A partida seguia com muita luta e marcação, mas poucos lances de perigo. Enquanto o Uruguai buscava pressionar, a equipe peruana arriscava nos contra ataques, mas sem nenhuma efetividade.
A Celeste quase chegou de novo aos 34min, em uma boa subida pelo lado direito, a bola foi para Soares, mas a zaga cortou para a linha de fundo. No escanteio, a bola ficou pipocando na área, mas Lugano cometeu falta.
Aos 42min, o Uruguai teve um gol anulado graças a um impedimento de Alvaro Pereira que aproveitou um desvio de Lugano, mas estava muito a frente.
O segundo tempo começou com o Uruguai abrindo o marcador. Forlán mandou uma bomba de longe que o goleiro Fernándes não conseguiu segurar. Na sobra, Suárez só teve o trabalho de escorar para dentro do gol peruano.
Três minutos depois, novamente Suárez apareceu para colocar a bola no gol mais uma vez. O atacante recebeu um lançamento preciso de Alvaro pereira, fintou o goleiro e só rolou para o gol vazio.
Os gols fizeram o Peru sair para tentar o empate, mas o ataque não conseguia passar pela sólida defesa uruguaia, comandada por Lugano. A situação peruana se complicou quando Vargas deu uma cotovelada em Coates e recebeu o cartão vermelho.
Mesmo com um a menos, o Peru quase diminuiu com Vilchez que escorou um escanteio, mas a bola foi nas mãos de Muslera.
Com a vantagem conquistada, os uruguaios se retraÃram em seu campo, o que dificultou ainda mais as ações do Peru, que não mostrava forças para chegar ao empate que levaria a partida para a prorrogação.
Ainda deu tempo para Muslera dar dois sustos na torcida. Primeiro em um chute de Guerreiro, que ele quase deixou ela passar e depois em um cruzamento para a área que o goleiro não pegou e a bola ficou pipocando na área uruguaia.