
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Na Copa do Brasil deste ano, o Vasco se acostumou a jogar melhor fora de casa do que em São Januário. Nesta quarta-feira, o Gigante da Colina confirmou a “regra”, venceu o Avaí em plena Ressacada por 2 a 0 e se garantiu na final da competição. Depois do 1 a 1 no Rio de Janeiro, o time de Ricardo Gomes precisava vencer ou empatar por qualquer placar de 2 a 2 ou mais. Mas nem precisou sofrer. Com dois gols no primeiro tempo, o Vasco se aproveitou da vantagem para voltar a uma decisão da Copa do Brasil após cinco anos.
Diego Souza, tão criticado nos últimos jogos pela torcida, participou do primeiro gol, contra, e fez o segundo, após belo passe de Alecsandro – outro alvo constante da ira de parte dos vascaínos.
Depois, bastou administrar e segurar a pressão, mesmo desorganizada, do Avaí, que teve em Marquinhos seu maestro. Sozinho, porém, o ídolo avaiano pouco conseguiu fazer para reverter a vantagem. No fim, o time catarinense sai de campo com uma bela campanha, marcada pela eliminação histórica do São Paulo nas quartas.
A torcida do Avaí lotou a Ressacada, onde o time ainda não tinha perdido nesta Copa do Brasil. Mas a confiança foi logo abalada com o gol no início do Vasco. Em campo, a equipe de Silas não se encontrou e deixava largos espaços na defesa. O adversário, cheio de jogadores experientes, percebeu a fragilidade – principalmente após o primeiro gol – e por pouco não saiu para o intervalo com um placar ainda maior.
No segundo tempo, o Avaí tentou esboçar uma reação, mas conforme o time esbarrava na bem postada defesa vascaína e se enfraquecia, a torcida deixava o estádio aos poucos. Em minoria, os vascaínos faziam a festa na Ressacada, aos gritos de “olé”.
O adversário dos cariocas na final será a sensação do ano: o Coritiba fez valer o “fator Couto Pereira”, venceu o Ceará por 1 a 0 e se classificou para a decisão após o empate de 0 a 0 no jogo de ida. Um sorteio amanhã definirá os mandos de campo na final.