Saúde no Mural
Veterinários alertam aumento na contaminação por viroses em cachorros no Piauí
Os filhotes contaminados pode apresentar sintomas como: falta de apetite, vômito, diarreia e tristeza intensa.
Por: Da Redação em 21/01/2024 - 17:25
Com a chegada do período chuvoso, veterinários alertam sobre o aumento nos casos de viroses em cachorros, sobretudo os filhotes, no Piauí. No Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI), o número de atendimentos do gênero dobra entre os meses de dezembro e fevereiro.
Segundo a médica veterinária Indira Régia, o aumento se dá, pois as chuvas ajudam a disseminar o vírus, que é resistente no ambiente.
“O aumento chega a quase 100%, já que em períodos não chuvosos não atendemos casos de parvovirose”, explicou a profissional.
O médico veterinário do HVU-UFPI, Sávio Martins, destacou que os filhotes contaminados pode apresentar sintomas como: falta de apetite, vômito, diarreia e tristeza intensa.
Importância da vacinação
As viroses podem afetar principalmente cães jovens entre seis meses a um ano que não receberam as vacinas iniciais, conhecidas como V8, V10 ou Polivalente. Ambas as vacinas podem ser administradas a partir das 6 semanas de idade do cachorro, sendo necessário um intervalo de duas a quatro semanas entre as doses até que o animal atinja 16 semanas. Após esse período, é recomendável uma injeção anual única para reforçar a imunização.
“É importante realizar a vacinação inicial desses filhotes, evitar aglomerações e passeios até a conclusão do protocolo vacinal”, aconselhou o veterinário Sávio Martins.
Fonte: G1 Piauí