
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O governador Wilson Martins (PSB) confirmou o que desde a semana passada se especulava como boato: está fazendo um tratamento contra um câncer no rim. Ele, que desembarcou na madrugada desta terça-feira (28/12), só admitiu a doença em solenidade realizada pela manhã, no Comando Geral da Polícia Militar, após ser perguntado pelo jornalista Efrém Ribeiro, do Grupo Meio Norte.
Wilsão passou dez dias em São Paulo (SP), desde a sua diplomação no dia 17 de dezembro. Ele foi internado no sábado, dia 18, quando fez a cirurgia para retirada de um cisto no rim. Foram retirados 5% do órgão do governador. O boletim médico repassado pela assessoria de imprensa do hospital não informava sobre câncer, mas sim uma cirurgia para retirada de uma lesão cística.
Quem cuidou do governador, internado no famosso Hospital Sírio Libanês, foi o médico urologista Miguel Srougi, um dos mais conhecidos no País, que já atendeu inclusive o vice-presidente da República José Alencar. Wilson Martins ficou internado por seis dias, tendo alta na quinta-feira, dia 23. Passou a ceia de Natal com a família e só retornou a Teresina nesta segunda-feira, dia 28, mais magro e dizendo que, de saúde, "estava tudo bem".
Aos jornalistas presentes à solenidade na PM, nesta terça, ele contou, após ser perguntado por Efrém Ribeiro sobre a doença : "Foi um achado durante um exame de rotina um tumor cístico, um carcinoma de células renais. Mas que já foi retirado integralmente e os médicos me deram uma garantia de 95% de cura absoluta. Estou enfrentando e vou enfrentar de cabeça erguida esse problema de saúde. É um câncer de células renais, grau um, que foi retirado totalmente. Ele estava no colo superior do rim direito e crescendo de forma exocística. Foi preservado 95% do rim e todas as suas funções. Era um tumor que estava absolutamente encapsulado. Mas que foi totalmente retirado e não volta mais. Estamos felizes e animados. O povo do Piauí não precisa se preocupar. Estou firme e forte".