
Zumbi dos Palmares: A inclusão de todos

 O Dia 20 de Novembro é a data na qual celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Ter consciência negra significa que assumimos os nossos traços étnicos, o nosso jeito de ser, nossa história. A história que nos põe em contato com os nossos antepassados, com as nossas origens, com os nossos ancestrais.
Zumbi dos Palmares assume a sua consciência negra no momento em que inicia toda uma reflexão que o leva a sair, literalmente, da zona de conforto, do seu bem estar. A reflexão que ele realizou levou-o a uma ação muito concreta: lutou incansavelmente para que o direito e a dignidade, não só dos escravos, fossem resgatados.
O interessante, na luta que Zumbi empreendeu, é que ele não permaneceu olhando apenas para a realidade dos escravos e ex-escravos. A sua luta procurou contemplar a realidade de todos os que estavam sendo oprimidos e colocados à margem da sociedade.
O seu projeto não foi um projeto exclusivista, segregacionista, muito pelo contrário - o que ele sempre buscou foi agregar, acolher todos que procuraram o Quilombo dos Palmares.
O Quilombo dos Palmares foi, na prática, o ensaio de uma sociedade marcada pelo respeito ao diferente, pelo respeito ao outro, à alteridade. O espaço para o exercÃcio dos valores tão antigos e tão atuais, importantes na construção que preze e que possa considerar como ponto de pauta de todos os dias a fraternidade, a acolhida, a tolerância a solidariedade.
Certamente, se você chegou até este ponto na leitura deste texto é porque há no seu coração, de algum modo, um desejo - quer consciente ou não - de fazer alguma coisa a fim de que a nossa sociedade, a nossa realidade seja mais plena, esteja mais próxima do sonho de Zumbi dos Palmares: uma sociedade capaz de respeitar os direitos e salvaguardar a dignidade de todas as pessoas, a dignidade do ser humano.
Neste 20 de Novembro celebremos a coragem, determinação e empenho de Zumbi dos Palmares e de todos os homens e mulheres que lutam e haverão de continuar lutando diuturnamente, a fim de que o ser humano, com as suas diferenças e na sua rica diversidade seja respeitado, e haja a inclusão de todos dentro do "tecido social".
Viva Zumbi dos Palmares!
Viva quem sonha e luta por um mundo sem exclusão!
PARA A REFLEXÃO PESSOAL OU EM GRUPO:
1. Até que ponto o dia 20 de Novembro pode nos ajudar a pensar, repensar as relações sociais?
2. O que você poderia fazer, além do que você já faz, realiza, para que a dignidade do ser humano seja respeitada?
*Pe. Francisco Barbosa, PresbÃtero da Diocese de Oeiras, Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Socorro do PiauÃ-PI, Membro do Movimento Negro, zap: 89-99413-1800, e-mail: pebarbosa1965@bol.com.br, Novembro/2017.