
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Um grupo de sem tetos invadiu na manhã deste domingo, 13, um conjunto habitacional no bairro Rosário em Oeiras, que estava com as casas abandonadas há cerca de três anos.
O conjunto habitacional, com 42 unidades, fica no final da Rua Sete de Setembro, e começou a ser construído na administração do ex-prefeito Tiel Reis, e não teve a sua conclusão realizada pelas administrações seguintes.
De acordo com Raimundo Nonato de Sousa Barbosa, as casas estão em completo estado de abandono, sendo usada para consumo de drogas e práticas sexuais. “Pouca gente tem coragem de passar por aqui durante a noite, pois é grande o número de pessoas usando drogas nessas casas, que estão abandonadas”, afirmou, mostrando no interior das casas, vários preservativos usados, e papeis usados para o consumo de drogas, principalmente maconha.
Raimundo Nonato de Sousa Barbosa
Muitas das casas estão com as portas arrombadas, paredes quebradas, o que confirma a afirmação dos invasores.
“Sabemos que essas casas não são nossas, mas estão abandonadas e nós não temos onde morar. Se elas tivessem ocupadas, ou existisse alguma previsão de ocupação não viríamos para cá. Quando chegamos aqui, apareceram algumas pessoas que se dizem donas das casas, inclusive algumas delas, possuem casa própria em outros bairros”, denunciou Francisco das Chagas Alves da Silva.
Francisco das Chagas Alves da Silva
Os invasores dizem serem dos bairros Rosário e Canela, e na sua maioria desempregados, ou fazem trabalhos ocasionais para sobreviver. “Tenho cinco filhos, sou desempregada e meu marido faz bicos, trabalhando em “canto de caminhão”, e não temos como arcar com despesas de aluguel, alimentação e educação dos filhos”, afirmou Luzia Alves de Sousa.
Luzia Alves de Sousa
Logo que chegaram ao local, a Polícia Militar foi acionada para evitar possíveis confrontos, entre os invasores e os “donos” das casas.
Preservativos e papeis usados para consumo de drogas no interior das casas
Uma senhora que pediu para não ser identificada, disse que possui uma casa no conjunto, que foi doada pelo Serviço Social do Município ainda na gestão de Tiel Reis. No entanto, foi impossível mudar para o local, pois as obras não foram concluídas nas administrações seguintes. “Essas casas nunca foram concluídas, nas administrações seguintes a de Tiel Reis. Não há saneamento básico, nem água, nem energia, sem ter a mínima condição de mudarmos para cá, por isso nunca as ocupamos. O interessante, é que outras casas foram entregues, como um conjunto no bairro Canela, demonstrando que esse conjunto não foi concluído meramente por uma questão política”, afirmou.
De acordo com Raimundo Nonato de Sousa Barbosa, o grupo tem aproximadamente 80 pessoas e estão decididos a não deixar o local e ocupar todas as casas.
Casas em total abandono